Page 154 - ebook_LIVRO_FLORIANOPOLIS_350ANOS
P. 154
Novo aeroporto tonieta de Barros. Na realidade, são dois túneis: um para ir e outro para voltar, cada
de Florianópolis é um com extensão de 720 metros.
reconhecido como um
dos melhores do país
A parte final da SC-401, que vai do elevado do Trevo da Seta (inaugurado em 2011)
até o aeroporto, passou por remodelações recentes. Foi duplicada e ganhou um tre-
cho adicional, em decorrência da construção de um novo terminal de passageiros,
viabilizada pela concessão do aeroporto ao grupo suíço Zurich Airport.
A concessão foi o marco inicial de uma nova fase não apenas do transporte aéreo na cida-
de, mas também do turismo e da economia como um todo. A acanhada estrutura anterior
deu lugar a um aeroporto com área quatro vezes superior – que, inaugurado em 2019, logo
passou a ser classificado pelos usuários como um dos melhores (senão o melhor) do país.
Florianópolis superava, em definitivo, os ares de cidade provinciana e com difi-
culdades de infraestrutura, característica que marcou boa parte de sua história –
a começar pelos séculos de isolamento até a construção da Ponte Hercílio Luz. O
último grande ritual de passagem, nesse sentido, foi o “apagão” que deixou a Ilha
sem abastecimento de energia elétrica por mais de 45 horas, entre o início da tarde
de 29 de outubro de 2003 e o final da manhã de 31 de outubro.
O blecaute teve início quando funcionários da Celesc faziam a manutenção da rede
elétrica que passava pela ponte Colombo Salles. Com a explosão de um botijão de
150