Page 157 - ebook_LIVRO_FLORIANOPOLIS_350ANOS
P. 157

Por mais que novas alternativas de lazer e cultura sejam criadas, as praias de

               Florianópolis continuarão sendo sempre o maior atrativo da cidade. Há aquelas
               mais urbanizadas, como Ingleses e Canasvieiras; as bucólicas, a exemplo da Da-
               niela, da Solidão e do Moçambique – a praia mais extensa da Ilha; as da moda,
               como Mole e Jurerê Internacional; e até mesmo as que se mantêm inteiramente

               selvagens, sem acesso por estrada, como a Lagoinha do Leste.


               O novo milênio consolidou uma vocação de Florianópolis que já vinha sendo dese-
               nhada desde a década de 1980: a tecnologia. Com o advento da internet, multipli-

               cou-se na cidade o surgimento de empresas do setor de Tecnologia da Informação e
               Comunicação (TIC), quase sempre criadas por jovens empreendedores oriundos dos
               cursos superiores ligados à área. Muitas dessas empresas cresceram a tal ponto que

               precisaram recrutar profissionais de outras partes do país. Não é difícil atraí-los para
               a capital catarinense, reconhecida pelas belezas naturais e pela qualidade de vida.


                                                                                                2
               Em 2002, surgiu o projeto do Sapiens Parque, instalado numa área de 4,5 milhões de m
               no norte da Ilha, destinada à implantação de empresas e iniciativas inovadoras em

               tecnologia, turismo e serviços. Em 2006, Florianópolis entrou na lista das dez cidades
               mais dinâmicas do mundo elaborada pela influente revista Newsweek, dos Estados
               Unidos. Hoje, a capital catarinense é reconhecida como um dos principais polos tec-
                                                                                                     Vista geral do Sapiens
               nológicos do país. O setor se uniu ao turismo e ao comércio, concentrado na região    Parque, criado em
               central, como pilar da economia da cidade.                                            2002 no norte da Ilha


































                                                                                                                            153
   152   153   154   155   156   157   158   159   160   161   162