Page 65 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     63

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                 a sigla caD
                 (“Desenho assistido               A Situação de Aprendizagem foi planejada para ser executada ao decorrer de
                 por computador”,                  todo o curso, com cada uma das etapas se relacionando a uma determinada
                 em inglês) é                      Unidade Curricular.
                 aplicada a softwares
                 que facilitam a                   O processo começou pelo desenvolvimento do croqui, que registrou as
                 representação                     primeiras concepções do projeto. Nas etapas seguintes, baseadas em
                 visual de projetos                conhecimentos prévios de desenho técnico, foram elaborados o anteprojeto
                 arquitetônicos.                   arquitetônico, em que são produzidas as plantas de arquitetura, e os
                                                   projetos complementares – hidráulico e elétrico –, devidamente integrados
                                                   ao projeto principal.


                                                   As plantas foram transferidas para o computador com o uso de softwares
                                                   específicos de CAD. Ainda no laboratório de informática, foram realizadas
                                                   as representações do projeto paisagístico e do projeto de interiores, com
                                                   detalhamento da ocupação interna do imóvel e da área externa da construção.


                                                   Por fim, ocorreram a montagem da maquete física – realizada no laboratório
                                                   de construção civil, onde os alunos aprenderam a trabalhar com diferentes
                                                   ferramentas e materiais – e a produção de imagens tridimensionais, que
                                                   possibilitaram demonstrar de forma bastante eficaz como a construção ficaria
                                                   após sua execução. Todos os passos do projeto, desde a concepção até a
                                                   aparência esperada após a realização, foram registrados em imagens, vídeos
                                                   e textos, e apresentados aos demais grupos, aos professores e à coordenação.
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