Page 67 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 67
ENSiNAR E APRENDER 65
um espaço valorizado
Docente participante: Gilmar rank
UniDaDe: Senai rio negrinho A ideia de revitalizar o hall de entrada foi inspirada na
cUrSo: aprendizagem industrial em constatação dos próprios alunos de que faltava um ambiente
Marceneiro
adequado para socialização na unidade do Senai em Rio
DUração Do projeto: Longa
Negrinho. O espaço, tal qual estava configurado, era
inadequado tanto visual quanto ergonomicamente.
Nascia assim uma Situação de Aprendizagem em que os
alunos foram os protagonistas de um projeto que permitiu a
aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do ano
Transformar um espaço muito conhecido letivo, com o benefício adicional de dar vida a um ambiente
por todos os alunos foi a missão apresentada desfrutado por eles próprios. Tudo isso foi feito por meio de
nesta Situação de Aprendizagem. Foi preciso um desafio que reproduziu a realidade de mercado, pois se
exercer a criatividade sem descuidar de tratou de uma tarefa típica dos profissionais de marcenaria
numa região que é referência na indústria moveleira.
requisitos como a utilização de madeiras
produzidas de modo sustentável e a Ao desenvolver esse trabalho, os alunos puderam não só
criação de um layout modular, para ser aprimorar seus conhecimentos técnicos, mas também
rearranjado conforme as diferentes suas habilidades socioemocionais. Parte essencial do
planejamento foi compartilhar ideias com os colegas e
possibilidades de utilização do hall de ouvir a opinião de alunos de outros cursos da unidade do
entrada do prédio. Ao final do projeto, a Senai, que também seriam diretamente impactados pelas
impressão geral era de ter desenvolvido transformações propostas.
habilidades técnicas e aumentado a Gilmar rank
sensação de pertencimento à instituição. Coordenador do projeto