Page 67 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 67

ENSiNAR E APRENDER     65

                                                                       um espaço valorizado

                  Docente participante: Gilmar rank
                  UniDaDe: Senai rio negrinho                          A ideia de revitalizar o hall de entrada foi inspirada na
                  cUrSo: aprendizagem industrial em                    constatação dos próprios alunos de que faltava um ambiente
                  Marceneiro
                                                                       adequado para socialização na unidade do Senai em Rio
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       Negrinho. O espaço, tal qual estava configurado, era
                                                                       inadequado tanto visual quanto ergonomicamente.

                                                                       Nascia assim uma Situação de Aprendizagem em que os
                                                                       alunos foram os protagonistas de um projeto que permitiu a
                                                                       aplicação dos conhecimentos adquiridos no decorrer do ano
            Transformar um espaço muito conhecido                      letivo, com o benefício adicional de dar vida a um ambiente
            por todos os alunos foi a missão apresentada               desfrutado por eles próprios. Tudo isso foi feito por meio de
            nesta Situação de Aprendizagem. Foi preciso                um desafio que reproduziu a realidade de mercado, pois se

            exercer a criatividade sem descuidar de                    tratou de uma tarefa típica dos profissionais de marcenaria
                                                                       numa região que é referência na indústria moveleira.
            requisitos como a utilização de madeiras
            produzidas de modo sustentável e a                         Ao desenvolver esse trabalho, os alunos puderam não só
            criação de um layout modular, para ser                     aprimorar seus conhecimentos técnicos, mas também
            rearranjado conforme as diferentes                         suas habilidades socioemocionais. Parte essencial do
                                                                       planejamento foi compartilhar ideias com os colegas e
            possibilidades de utilização do hall de                    ouvir a opinião de alunos de outros cursos da unidade do
            entrada do prédio. Ao final do projeto, a                  Senai, que também seriam diretamente impactados pelas

            impressão geral era de ter desenvolvido                    transformações propostas.
            habilidades técnicas e aumentado a                                                                 Gilmar rank
            sensação de pertencimento à instituição.                                                   Coordenador do projeto
   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72