Page 63 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 63
ENSiNAR E APRENDER 61
Da prancheta para o mercado
Docente participante: joana nely de
oliveira
O tema foi escolhido por possibilitar a convergência dos
UniDaDe: Senai Blumenau
conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diversas
cUrSo: aprendizagem industrial de
Desenhista arquitetônico Unidades Curriculares do curso. Ao realizar o projeto, eles
se tornaram aptos a elaborar desenhos arquitetônicos, ao
DUração Do projeto: Longa
mesmo tempo que desenvolveram a criatividade e o senso
crítico. Executaram etapas como a coleta e o processamento
de dados e o detalhamento das plantas utilizando softwares
específicos, sempre em conformidade com as normas legais.
A Situação de Aprendizagem partiu da encomenda hipotética
Diante do desafio de projetar uma de uma incorporadora que desejava colocar no mercado o
residência, os alunos tiveram desempenho projeto de uma residência. A missão incluía a produção dos
digno de profissionais e cumpriram projetos complementares e de uma maquete física, além de
imagens em 3D para proporcionar uma melhor visualização
as tarefas necessárias com muita do imóvel aos futuros compradores.
dedicação. Depois de elaborar o croqui e
o anteprojeto, desenvolveram o projeto A experiência foi rica e permitiu avaliar todo o processo de
arquitetônico, devidamente integrado aos ensino, as estratégias utilizadas e coletar informações para
o aprimoramento de atividades posteriores. Nesse sentido,
projetos hidráulico, elétrico, de interiores as impressões repassadas pelos alunos e pela coordenação
e paisagístico. Para ser plenamente pedagógica durante a realização das tarefas foram de
cumprida, no entanto, a missão incluía grande valia.
ainda a construção da maquete física Joana Nely de oliveira
e a apresentação do projeto em 3D. Coordenadora do projeto