Page 63 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 63

ENSiNAR E APRENDER     61

                                                                       Da prancheta para o mercado

                  Docente participante: joana nely de
                  oliveira
                                                                       O tema foi escolhido por possibilitar a convergência dos
                  UniDaDe: Senai Blumenau
                                                                       conhecimentos adquiridos pelos alunos nas diversas
                  cUrSo: aprendizagem industrial de
                  Desenhista arquitetônico                             Unidades Curriculares do curso. Ao realizar o projeto, eles
                                                                       se tornaram aptos a elaborar desenhos arquitetônicos, ao
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       mesmo tempo que desenvolveram a criatividade e o senso
                                                                       crítico. Executaram etapas como a coleta e o processamento
                                                                       de dados e o detalhamento das plantas utilizando softwares
                                                                       específicos, sempre em conformidade com as normas legais.

                                                                       A Situação de Aprendizagem partiu da encomenda hipotética
            Diante do desafio de projetar uma                          de uma incorporadora que desejava colocar no mercado o
            residência, os alunos tiveram desempenho                   projeto de uma residência. A missão incluía a produção dos

            digno de profissionais e cumpriram                         projetos complementares e de uma maquete física, além de
                                                                       imagens em 3D para proporcionar uma melhor visualização
            as tarefas necessárias com muita                           do imóvel aos futuros compradores.
            dedicação. Depois de elaborar o croqui e
            o anteprojeto, desenvolveram o projeto                     A experiência foi rica e permitiu avaliar todo o processo de
            arquitetônico, devidamente integrado aos                   ensino, as estratégias utilizadas e coletar informações para
                                                                       o aprimoramento de atividades posteriores. Nesse sentido,
            projetos hidráulico, elétrico, de interiores               as impressões repassadas pelos alunos e pela coordenação
            e paisagístico. Para ser plenamente                        pedagógica durante a realização das tarefas foram de

            cumprida, no entanto, a missão incluía                     grande valia.
            ainda a construção da maquete física                                                       Joana Nely de oliveira
            e a apresentação do projeto em 3D.                                                         Coordenadora do projeto
   58   59   60   61   62   63   64   65   66   67   68