Page 60 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 60

58


                                    Por DENTro Do ProJETo



                 O projeto foi pensado para proporcionar aos alunos noções de
                 empreendedorismo e de gestão sustentável, por meio do desenvolvimento de
                 atividades investigativas e de inovação. A execução do trabalho começou com
                 uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos e meio eletrônico sobre negócios
                 verdes: motivações, vantagens, dificuldades, exemplos.

                 Divididos em equipes, os alunos desenvolveram propostas de negócios
                 verdes, com os seguintes itens: descrição detalhada do negócio, descrição
                 dos serviços/produtos, mercado, localização, concorrência, equipe gerencial,
                 estrutura funcional, fonte dos recursos, investimentos necessários e retorno.


                 Os alunos e a professora coordenadora organizaram, então, a feira de negócios
                 verdes. Foi necessário planejar a divulgação, infraestrutura, recepção e realização
                 do evento, aberto a empresários, instituições, alunos e comunidade em geral.             Entre os projetos
                                                                                                          desenvolvidos
                 A feira teve espaços para a demonstração das propostas, submetidas a                     estão a reDecor, de
                 avaliações dos visitantes a partir de uma série de critérios, a exemplo de “a            reaproveitamento
                 proposta demonstrou coerência como negócio sustentável?” e “o negócio                    de resíduos
                 é economicamente viável, com clareza sobre como se dará o retorno                        têxteis em
                 financeiro?”. A avaliação dos convidados resultou em uma nota média para                 novos produtos,
                 as propostas e como feedback para os alunos. Depois da feira, todo o                     e olimpo, de
                 processo, desde a fase de pesquisa até o evento, foi avaliado de forma coletiva          logística reversa
                 em sala de aula.                                                                         do óleo vegetal.
   55   56   57   58   59   60   61   62   63   64   65