Page 57 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 57
ENSiNAR E APRENDER 55
Por DENTro Do ProJETo
O primeiro passo para o desenvolvimento da Situação de Aprendizagem foi iniciar
o estudo e a compreensão, pelos alunos, do tema proposto, motivando ações
teóricas e práticas.
A turma investigou as técnicas construtivas e os materiais indicados para esse tipo
de procedimento, entre outros detalhes, ao mesmo tempo que buscou na comunidade
situações efetivas de aplicabilidade dos projetos. Divididos em equipes, os alunos
executaram os próprios projetos no espaço do laboratório de construção civil do Senai.
O projeto envolveu duas Unidades Curriculares. Na unidade de Processos
Construtivos de Supraestrutura, foram avaliados itens como organização das
equipes e cumprimento do prazo estipulado. Na unidade de Metodologia para a
Elaboração de Projetos, foram exercitadas habilidades como a compreensão dos
conceitos e das principais características da metodologia científica e a elaboração
de relatórios técnicos.
Ao final da construção, foram testados os fogões e as lareiras das equipes que
conseguiram finalizar a atividade. Nenhum apresentou problemas de funcionamento.
Atingiu-se, dessa forma, um dos objetivos principais, já que uma falha recorrente em
equipamentos desse tipo é o retorno de ar frio proveniente do ambiente externo – que,
por ser mais denso que o ar quente produzido pelo fogo, tende a descer pelo bocal
das lareiras e fogões, trazendo ao ambiente doméstico gases tóxicos liberados pela
queima da madeira.