Page 212 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 212

210


                                    Por DENTro Do ProJETo



                 As duas grandes etapas da Situação da Aprendizagem foram o desenvolvimento
                 dos roteiros, tendo como tema assuntos tratados nas aulas de literatura durante
                 o ano, e a produção efetiva dos curtas-metragens. Os prazos concedidos foram
                 de um mês para o roteiro e de dois meses para a conclusão das gravações.


                 Para que todos pudessem acompanhar a evolução dos trabalhos, os alunos
                 compartilharam fotos e vídeos dos bastidores em uma pasta no Google Drive.
                 Ao final do prazo, houve uma sessão de exibição dos curtas para a docente
                 coordenadora do projeto e os colegas. Alguns detalhes foram ajustados depois
                 das observações feitas nessa ocasião.


                 Para divulgar o evento de exibição à comunidade, foram produzidos cartazes
                 de divulgação, no mesmo tamanho dos encontrados no cinema – com uma
                 versão em baixa resolução, para utilização nas redes sociais, e outra em alta
                 resolução, para impressão e fixação em locais estratégicos.


                 A decoração do ambiente no dia do evento foi produzida pelo esforço
                 compartilhado dos alunos, que providenciaram o necessário para criar o clima
                 de cinema, incluindo holofotes e até tapete vermelho. Durante a exibição
                 dos curtas, houve distribuição de pipoca ao público. Réplicas das estátuas do
                 Oscar foram produzidas em impressora 3D e entregues aos realizadores dos
                 curtas escolhidos como os melhores em diferentes categorias – com direito, é
                 claro, a discursos de agradecimentos.
   207   208   209   210   211   212   213   214   215   216   217