Page 212 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 212
210
Por DENTro Do ProJETo
As duas grandes etapas da Situação da Aprendizagem foram o desenvolvimento
dos roteiros, tendo como tema assuntos tratados nas aulas de literatura durante
o ano, e a produção efetiva dos curtas-metragens. Os prazos concedidos foram
de um mês para o roteiro e de dois meses para a conclusão das gravações.
Para que todos pudessem acompanhar a evolução dos trabalhos, os alunos
compartilharam fotos e vídeos dos bastidores em uma pasta no Google Drive.
Ao final do prazo, houve uma sessão de exibição dos curtas para a docente
coordenadora do projeto e os colegas. Alguns detalhes foram ajustados depois
das observações feitas nessa ocasião.
Para divulgar o evento de exibição à comunidade, foram produzidos cartazes
de divulgação, no mesmo tamanho dos encontrados no cinema – com uma
versão em baixa resolução, para utilização nas redes sociais, e outra em alta
resolução, para impressão e fixação em locais estratégicos.
A decoração do ambiente no dia do evento foi produzida pelo esforço
compartilhado dos alunos, que providenciaram o necessário para criar o clima
de cinema, incluindo holofotes e até tapete vermelho. Durante a exibição
dos curtas, houve distribuição de pipoca ao público. Réplicas das estátuas do
Oscar foram produzidas em impressora 3D e entregues aos realizadores dos
curtas escolhidos como os melhores em diferentes categorias – com direito, é
claro, a discursos de agradecimentos.