Page 209 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 207
Por DENTro Do ProJETo
O desafio de criar uma história em quadrinhos começa muito antes da
execução do desenho. É preciso desenvolver uma linha de raciocínio
explicativa, aplicando-a ao enredo e ao diálogo dos personagens.
Assim, nesta Situação de Aprendizagem, os alunos precisaram antes
de tudo mergulhar no universo do tema a ser desenvolvido: o software
Excel, editor de planilhas muito utilizado nos ambientes corporativos.
Só depois de estudar a fundo o tema os alunos estariam prontos
para seguir adiante, tendo sempre em mente a “prova de fogo” final:
o material produzido precisaria ser compreendido por públicos
externos ao ambiente escolar – parentes, vizinhos e outras pessoas
fora do circuito mais ligado ao uso de tecnologia do cotidiano.
Foi perceptível e estimulante a empolgação dos alunos ao longo do
projeto, que associou um aprendizado útil a uma atividade prazerosa.
O processo envolveu várias etapas lúdicas, a exemplo do contato
com softwares com recursos criativos para o desenvolvimento de
cartoons, mas a “diversão” não tirou a força do aprendizado. Ao
contrário: quando se compara o nível de absorção das informações
entre os alunos que executaram a atividade até o fim e aqueles que
apenas investigaram o funcionamento do Excel, sem avançar na etapa
do desenvolvimento da HQ, o nível de consolidação de memória dos
primeiros se mostrou bem mais efetivo.