Page 209 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                                          O desafio de criar uma história em quadrinhos começa muito antes da
                                                          execução do desenho. É preciso desenvolver uma linha de raciocínio
                                                          explicativa, aplicando-a ao enredo e ao diálogo dos personagens.
                                                          Assim, nesta Situação de Aprendizagem, os alunos precisaram antes
                                                          de tudo mergulhar no universo do tema a ser desenvolvido: o software
                                                          Excel, editor de planilhas muito utilizado nos ambientes corporativos.

                                                          Só depois de estudar a fundo o tema os alunos estariam prontos
                                                          para seguir adiante, tendo sempre em mente a “prova de fogo” final:
                                                          o material produzido precisaria ser compreendido por públicos
                                                          externos ao ambiente escolar – parentes, vizinhos e outras pessoas
                                                          fora do circuito mais ligado ao uso de tecnologia do cotidiano.


                                                          Foi perceptível e estimulante a empolgação dos alunos ao longo do
                                                          projeto, que associou um aprendizado útil a uma atividade prazerosa.
                                                          O processo envolveu várias etapas lúdicas, a exemplo do contato
                                                          com softwares com recursos criativos para o desenvolvimento de
                                                          cartoons, mas a “diversão” não tirou a força do aprendizado. Ao
                                                          contrário: quando se compara o nível de absorção das informações
                                                          entre os alunos que executaram a atividade até o fim e aqueles que
                                                          apenas investigaram o funcionamento do Excel, sem avançar na etapa
                                                          do desenvolvimento da HQ, o nível de consolidação de memória dos
                                                          primeiros se mostrou bem mais efetivo.
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