Page 204 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                   Por DENTro Do ProJETo



                 Para aplicar a teoria aprendida na sala de aula, esta Situação de
                 Aprendizagem recorreu à estratégia lúdica de desenvolver um brinquedo,
                 o que parece ter contribuído para alcançar níveis mais elevados de
                 engajamento dos alunos. A turma foi distribuída em sete grupos, com no
                 máximo quatro componentes. Cada grupo recebeu a tarefa de produzir
                 um brinquedo, desenvolvido a partir da escolha de uma deficiência a ser
                 contemplada.


                 O embasamento do projeto esteve longe de ser uma simples brincadeira,
                 contudo. O tema escolhido teve a relevante motivação adicional de romper
                 paradigmas da cultura serrana no que se refere à inclusão das pessoas com
                 alguma deficiência e, de forma mais ampla, dos “diferentes”, sensibilizando
                 os alunos a desenvolver empatia para com aqueles que enfrentam alguma
                 limitação ou preconceito social.

                 Depois da realização detalhada dos desenhos de peças e conjuntos
                 mecânicos e da definição dos meios de execução, partiu-se para a confecção
                 física dos brinquedos, que se deu em duas etapas. A primeira utilizou
                 ferramentas de tecnologia avançada, como o corte a laser realizado no
                 laboratório Pronto 3D, da Universidade do Planalto Serrano Catarinense
                 (Uniplac), para criação dos protótipos. A segunda, realizada no Laboratório
                 de Marcenaria do Senai, foi a execução dos projetos, com o auxílio dos
                 professores Darci Figueiro de Jesus e Marcos Domingues Lopes.
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