Page 204 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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Por DENTro Do ProJETo
Para aplicar a teoria aprendida na sala de aula, esta Situação de
Aprendizagem recorreu à estratégia lúdica de desenvolver um brinquedo,
o que parece ter contribuído para alcançar níveis mais elevados de
engajamento dos alunos. A turma foi distribuída em sete grupos, com no
máximo quatro componentes. Cada grupo recebeu a tarefa de produzir
um brinquedo, desenvolvido a partir da escolha de uma deficiência a ser
contemplada.
O embasamento do projeto esteve longe de ser uma simples brincadeira,
contudo. O tema escolhido teve a relevante motivação adicional de romper
paradigmas da cultura serrana no que se refere à inclusão das pessoas com
alguma deficiência e, de forma mais ampla, dos “diferentes”, sensibilizando
os alunos a desenvolver empatia para com aqueles que enfrentam alguma
limitação ou preconceito social.
Depois da realização detalhada dos desenhos de peças e conjuntos
mecânicos e da definição dos meios de execução, partiu-se para a confecção
física dos brinquedos, que se deu em duas etapas. A primeira utilizou
ferramentas de tecnologia avançada, como o corte a laser realizado no
laboratório Pronto 3D, da Universidade do Planalto Serrano Catarinense
(Uniplac), para criação dos protótipos. A segunda, realizada no Laboratório
de Marcenaria do Senai, foi a execução dos projetos, com o auxílio dos
professores Darci Figueiro de Jesus e Marcos Domingues Lopes.