Page 199 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 197
o passado ensina
DocenteS participanteS: Diogo Zomer
perin, eduardo Soprana coelho
UniDaDe: Senai criciúma A proposta da Situação de Aprendizagem foi o desenvolvimento
de um jogo, em ambiente virtual, problematizando sítios de
cUrSo: técnico em informática
valor histórico, artístico, arqueológico e social, localizados em
integrado ao ensino Médio
DUração Do projeto: Média várias partes do mundo, a exemplo de Mesopotâmia, Egito,
Fenícia, Pérsia e China. O objetivo principal seria proporcionar
ao jogador a aquisição de conhecimentos sobre o patrimônio
material e imaterial dessas civilizações.
A ideia surgiu do interesse de alinhar teoria e prática, de
forma integrada, entre as Unidades Curriculares de História
e Lógica de Programação. Durante as discussões de como
Como unir em um mesmo projeto o a parceria poderia ser realizada, chegou-se à proposta de
conteúdo das aulas de História e de Lógica trabalhar a linguagem de História em Quadrinhos em um
jogo online.
de Programação? Com muita criatividade,
acima de tudo! Assim surgiu a parceria que Os resultados foram os mais positivos possíveis, pois os
resultou em jogos divertidos e instrutivos alunos puderam trabalhar de forma integrada entre as duas
sobre civilizações antigas, exemplo de como Unidades Curriculares, contextualizando as informações
históricas aprendidas em sala de aula e usando a criatividade
as disciplinas podem somar forças para na execução e apresentação do jogo. Os objetivos foram
potencializar o aprendizado. Ao final do plenamente alcançados e os alunos cumpriram com êxito
projeto, todos saíram satisfeitos por conhecer todos os critérios de avaliação.
mais sobre os povos do passado e dominar Diogo zomer Perin
melhor os caminhos da programação. Coordenador do projeto