Page 199 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     197

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                  DocenteS participanteS: Diogo Zomer
                  perin, eduardo Soprana coelho
                  UniDaDe: Senai criciúma                              A proposta da Situação de Aprendizagem foi o desenvolvimento
                                                                       de um jogo, em ambiente virtual, problematizando sítios de
                  cUrSo: técnico em informática
                                                                       valor histórico, artístico, arqueológico e social, localizados em
                  integrado ao ensino Médio
                  DUração Do projeto: Média                            várias partes do mundo, a exemplo de Mesopotâmia, Egito,
                                                                       Fenícia, Pérsia e China. O objetivo principal seria proporcionar
                                                                       ao jogador a aquisição de conhecimentos sobre o patrimônio
                                                                       material e imaterial dessas civilizações.


                                                                       A ideia surgiu do interesse de alinhar teoria e prática, de
                                                                       forma integrada, entre as Unidades Curriculares de História
                                                                       e Lógica de Programação. Durante as discussões de como
            Como unir em um mesmo projeto o                            a parceria poderia ser realizada, chegou-se à proposta de

            conteúdo das aulas de História e de Lógica                 trabalhar a linguagem de História em Quadrinhos em um
                                                                       jogo online.
            de Programação? Com muita criatividade,
            acima de tudo! Assim surgiu a parceria que                 Os resultados foram os mais positivos possíveis, pois os
            resultou em jogos divertidos e instrutivos                 alunos puderam trabalhar de forma integrada entre as duas
            sobre civilizações antigas, exemplo de como                Unidades Curriculares, contextualizando as informações
                                                                       históricas aprendidas em sala de aula e usando a criatividade
            as disciplinas podem somar forças para                     na execução e apresentação do jogo. Os objetivos foram
            potencializar o aprendizado. Ao final do                   plenamente alcançados e os alunos cumpriram com êxito

            projeto, todos saíram satisfeitos por conhecer             todos os critérios de avaliação.
            mais sobre os povos do passado e dominar                                                       Diogo zomer Perin
            melhor os caminhos da programação.                                                          Coordenador do projeto
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