Page 203 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 203
ENSiNAR E APRENDER 201
o desafio da inclusão
Docente participante: Daniel celito
pereira jr.
A proposta inicial da Situação de Aprendizagem era desafiar
UniDaDe: Senai Lages
os alunos a realizar desenhos detalhados de peças e
cUrSo: aprendizagem industrial em
Desenhista Mecânico conjuntos mecânicos, definindo na sequência os meios de
execução desses projetos. Ao final, teriam que acompanhar
DUração Do projeto: Longa
o processo de fabricação, realizado sob a supervisão de um
especialista, de acordo com normas técnicas, de segurança e
meio ambiente.
Para alcançar um nível maior de complexidade, seria
importante que a máquina desenvolvida tivesse diversas
Neste projeto, o aprendizado transcendeu partes que precisassem funcionar de forma engajada.
a parte técnica. Ao planejar e desenvolver Chegou-se então à ideia de um “brinquedo” que despertasse
brinquedos a serem utilizados por pessoas a criatividade e iniciativa dos alunos. As discussões levaram
à proposta de desenvolver algo relacionado à acessibilidade,
com deficiência, a turma mergulhou adaptação e inclusão de pessoas com deficiência.
nessa temática para conhecer a rotina
de pessoas que enfrentam algum tipo de Para aprofundar seus conhecimentos sobre deficiências e
limitação física ou mental. Vivenciaram, processos pedagógicos, os alunos contaram com a ajuda
de professores de diferentes áreas do Senai. Foi uma
assim, uma importante lição prática sobre oportunidade interessante para inseri-los num tema que
inclusão e cidadania, experiência que está sendo muito discutido pela sociedade e, também, no
carregarão vida afora. Ao mesmo tempo, meio empresarial.
consolidaram as habilidades adquiridas em Daniel celito Pereira Jr.
diversas Unidades Curriculares do curso. Coordenador do projeto