Page 211 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 211

ENSiNAR E APRENDER     209

                                                                       uma câmera na mão...

                  Docente participante: Karina Silva rosa
                  UniDaDe: Senai Tubarão                               O projeto foi pensado para aprofundar o contato dos alunos
                  cUrSo: ensino Médio articulado em                    com grandes obras e fases da literatura e levar esse tema a
                  Língua portuguesa e Literatura
                                                                       outras pessoas, fora do ambiente escolar. Daí a ideia de produzir
                  DUração Do projeto: Longa
                                                                       curtas-metragens e exibi-los à comunidade.

                                                                       A preparação dos alunos para criar uma narrativa e interpretar
                                                                       personagens os levou naturalmente a aprofundar o estudo e
                                                                       o conhecimento dos temas abordados, despertando um nível
                                                                       de atenção que vai além da necessidade imediata de apenas
                                                                       decorar um conteúdo que será esquecido logo depois da prova.
            Esse é um típico exemplo de projeto que
            só traz vantagens para todos os envolvidos.                Quando mergulham na compreensão verdadeira de um tema,

            Os alunos mergulharam no estudo de temas                   os alunos desenvolvem um afeto genuíno em relação àquilo que
                                                                       produzem. Num belo exemplo de cooperação e trabalho em
            literários para produzir curtas-metragens                  equipe, cada integrante da turma assumiu com o máximo de
            e nesse processo aprenderam muito sobre                    empenho a tarefa que recebeu, entre roteiro, edição, figurino,
            Literatura, História e Cinema, além de                     cenário, trilha sonora, narração e interpretação.
            desenvolver as habilidades socioemocionais                 O evento final, de exibição dos curtas para a comunidade, foi
            e a capacidade de trabalho em grupo.                       uma demonstração de como é possível associar o aprendizado
            A comunidade ganhou uma bela oportunidade                  a atividades que ganham relevância para além dos limites da

            de lazer e confraternização, com a sessão                  instituição de ensino.
            de cinema organizada para exibição                                                                Karina silva rosa
            pública dos trabalhos.                                                                       Coordenadora do projeto
   206   207   208   209   210   211   212   213   214   215   216