Page 211 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 211
ENSiNAR E APRENDER 209
uma câmera na mão...
Docente participante: Karina Silva rosa
UniDaDe: Senai Tubarão O projeto foi pensado para aprofundar o contato dos alunos
cUrSo: ensino Médio articulado em com grandes obras e fases da literatura e levar esse tema a
Língua portuguesa e Literatura
outras pessoas, fora do ambiente escolar. Daí a ideia de produzir
DUração Do projeto: Longa
curtas-metragens e exibi-los à comunidade.
A preparação dos alunos para criar uma narrativa e interpretar
personagens os levou naturalmente a aprofundar o estudo e
o conhecimento dos temas abordados, despertando um nível
de atenção que vai além da necessidade imediata de apenas
decorar um conteúdo que será esquecido logo depois da prova.
Esse é um típico exemplo de projeto que
só traz vantagens para todos os envolvidos. Quando mergulham na compreensão verdadeira de um tema,
Os alunos mergulharam no estudo de temas os alunos desenvolvem um afeto genuíno em relação àquilo que
produzem. Num belo exemplo de cooperação e trabalho em
literários para produzir curtas-metragens equipe, cada integrante da turma assumiu com o máximo de
e nesse processo aprenderam muito sobre empenho a tarefa que recebeu, entre roteiro, edição, figurino,
Literatura, História e Cinema, além de cenário, trilha sonora, narração e interpretação.
desenvolver as habilidades socioemocionais O evento final, de exibição dos curtas para a comunidade, foi
e a capacidade de trabalho em grupo. uma demonstração de como é possível associar o aprendizado
A comunidade ganhou uma bela oportunidade a atividades que ganham relevância para além dos limites da
de lazer e confraternização, com a sessão instituição de ensino.
de cinema organizada para exibição Karina silva rosa
pública dos trabalhos. Coordenadora do projeto