Page 217 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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                                                   Para execução do projeto, foram realizados 30 encontros presenciais com
                                                   duração de duas horas, além de atividades externas ao campus desenvolvidas
                                                   fora do horário de aula, a exemplo do levantamento físico e fotográfico.


                                                   Após pesquisa da legislação e das normas aplicáveis ao tipo de trabalho a ser
                                                   desenvolvido, o projeto teve início efetivo. Os alunos foram divididos em três
                                                   grupos de sete alunos, com cronograma das atividades a serem realizadas em
                                                   cada equipe. A proposta era desenvolver três projetos diferentes, com variados
                                                   níveis de investimento e tecnologias construtivas, para escolha final do cliente.

                                                   A cada encontro presencial, verificava-se o andamento do trabalho em
                                                   relação ao cronograma estabelecido. Discutiam-se soluções para cada
                 o projeto seguiu                  problema identificado – cobertura, calçadas, rampa de acesso aos veículos,
                 os princípios                     estacionamento do veículo para o embarque e desembarque dos alunos.
                 da metodologia
                 aprendizagem                      Quando chegou a fase de elaboração de desenhos técnicos dos estudos e
                 Baseada em                        elaboração de maquete eletrônica, escolheu-se um componente de cada
                 Problemas                         equipe para dar suporte ao acompanhamento feito pelo docente coordenador
                 (PBl), proposta                   na revisão dos desenhos técnicos. Cada equipe elaborou um memorial
                 pelo educador                     descritivo com planejamento e orçamentação da obra, acompanhado de
                 norte-americano                   um desenho arquitetônico, material apresentado à diretoria do Centro de
                 Howard Barrows                    Atendimento Educacional Especializado, que optou por uma das propostas e
                 (1928-2011).                      posteriormente executou a obra.
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