Page 217 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER 215
Por DENTro Do ProJETo
Para execução do projeto, foram realizados 30 encontros presenciais com
duração de duas horas, além de atividades externas ao campus desenvolvidas
fora do horário de aula, a exemplo do levantamento físico e fotográfico.
Após pesquisa da legislação e das normas aplicáveis ao tipo de trabalho a ser
desenvolvido, o projeto teve início efetivo. Os alunos foram divididos em três
grupos de sete alunos, com cronograma das atividades a serem realizadas em
cada equipe. A proposta era desenvolver três projetos diferentes, com variados
níveis de investimento e tecnologias construtivas, para escolha final do cliente.
A cada encontro presencial, verificava-se o andamento do trabalho em
relação ao cronograma estabelecido. Discutiam-se soluções para cada
o projeto seguiu problema identificado – cobertura, calçadas, rampa de acesso aos veículos,
os princípios estacionamento do veículo para o embarque e desembarque dos alunos.
da metodologia
aprendizagem Quando chegou a fase de elaboração de desenhos técnicos dos estudos e
Baseada em elaboração de maquete eletrônica, escolheu-se um componente de cada
Problemas equipe para dar suporte ao acompanhamento feito pelo docente coordenador
(PBl), proposta na revisão dos desenhos técnicos. Cada equipe elaborou um memorial
pelo educador descritivo com planejamento e orçamentação da obra, acompanhado de
norte-americano um desenho arquitetônico, material apresentado à diretoria do Centro de
Howard Barrows Atendimento Educacional Especializado, que optou por uma das propostas e
(1928-2011). posteriormente executou a obra.