Page 52 - COOPER A1: 85ANOS
P. 52
48 Cooper A1 - 85 Anos
decisões administrativas e o controle financeiro e aumentaram o nível de
precisão e confiabilidade das informações.
Foi nessa mesma época de redemocratização do país que o rádio também
se tornou um importante aliado da cooperativa. Há mais de 30 anos, o
informativo a1 leva informação aos cooperados nas manhãs de sábado,
consolidado como principal meio de comunicação entre a cooper a1 e
seus associados. além de orientações, dicas técnicas, notícias e eventos
da cooperativa, o principal conteúdo são as entrevistas com os diretores,
que falam sobre o andamento do trabalho, projetos, expectativas e tudo
o mais que diz respeito ao universo da cooper a1.
com 20 minutos de duração, o programa é produzido pela assessoria de
comunicação da a1, com realização técnica em parceria com a rádio aM de
Palmitos. É transmitido às 6h30 da manhã de sábado para onze emissoras
aM e FM de Santa catarina e do rio Grande do Sul.
a apresentação é feita por carlos Gadonski, o carlinhos, que desde 1984
trabalha no setor de comunicação da cooperativa. Natural de Frederico
Westphalen (rS), carlinhos chegou a Palmitos aos 16 anos, trabalhando
inicialmente numa gráfica. a grande paixão desde criança, contudo, era o
rádio – em sua cidade natal, o pai atuava como locutor de fim de semana,
e carlinhos sempre o acompanhava.
aos 21 anos, ele foi convidado pela rádio entre rios a apresentar um
programa noturno de baladas românticas, o Noite Ilustrada. Desde então,
nunca mais se afastou dos microfones. começou a produzir também noti-
ciário e foi muitas vezes à cooperativa em busca de novidades, até receber
o convite para assumir a área de comunicação.
logo que começou a trabalhar na cooperativa, carlinhos criou um programa
diário, veiculado pela manhã na rádio entre rios, com dez minutos de duração
de segunda a sexta-feira e 20 minutos aos sábados, quando havia sempre
uma entrevista com o presidente, normalmente ao vivo. Quando Temp estava
viajando pelo exterior, carlinhos fazia a entrevista por telefone.
ele também foi o responsável pela organização de muitas reuniões em
localidades do interior para estreitar a comunicação com os associados.
“o rádio sempre foi um meio muito eficiente para chegar aos associados
da cooperativa. uma pesquisa no início dos anos 1990, tendo 360 famílias