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em tempos de democrAcIA 47
propriedades nos estados unidos cuja produtividade chegava a 200 sacas de
milho por hectare, mais do que o dobro obtido em Palmitos na época, cerca
de 80 sacas por hectare. Quando voltou e contou o que havia visto, muita
gente considerou impossível. Hoje, a produção média de milho entre os
associados da cooper a1 se aproxima cada vez mais de 200 sacas por hectare.
a gestão de Temp foi marcada pelos investimentos na profissionalização
dos associados e no aprimoramento técnico do quadro de funcionários. a
informatização ganhou espaço tanto na produção, crescentemente apoiada
na mecanização agrícola, quanto nos processos internos de gestão.
em 1985, a cooperativa adquiriu seu primeiro computador, com três termi-
nais. um deles passou a ser usado por clovanir ehlers, de apenas 14 anos à
época. ele havia sido contratado alguns meses antes como maloteiro, função
em que pegava ônibus para transportar malotes com documentos entre as
filiais, mas por força das novidades acabou sendo convocado para atuar
como digitador. “até então a cooperativa preenchia à mão planilhas que
eram enviadas a chapecó, onde os dados eram inseridos em computadores
por uma prestadora de serviços e enviados de volta em forma de relatórios.
com a chegada dos nossos computadores, começamos a fazer esse trabalho
internamente”, descreve clovanir. aos 17 anos ele assumiu a chefia do setor
de informática, onde permaneceu por duas décadas, até ser convidado em
2008 para a gerência administrativa, cargo que continua ocupando.
Naquele período pré-internet, os dados eram transmitidos por meio de
disquetes, que precisavam ser levados fisicamente de uma filial para a
outra. certa ocasião, para “driblar” uma estrada bloqueada por conta de
uma enchente, os técnicos de informática usaram um barco a remo para
transportar um disquete. era tudo tão novo, que certa vez o servidor deixou
de funcionar e, como era um problema mais sério, foi preciso esperar três
meses pela vinda de um técnico do Japão.
logo, três outras máquinas seriam instaladas nas filiais de caibi, Mondaí
e iporã do oeste. uma decisão arrojada para a época, especialmente para
uma instituição do interior ligada essencialmente às coisas da terra, foi
adquirir um servidor próprio e uma série de softwares gerenciais, fornecidos
por uma empresa de São leopoldo (rS), que prestava assistência técnica
remota. “Tivemos que aprender na prática como mexer em programação
e fazer manutenção dos equipamentos”, diz clovanir. essas ferramentas
ajudaram a impulsionar os negócios da cooperativa, pois facilitaram as