Page 95 - BUDDEMEYER 70 ANOS
P. 95

A estabilidade da moeda decorrente do Plano Real,

                                estabelecido naquele mesmo ano, contribuiu para

                                que os consumidores passassem a valorizar mais a
                                qualidade dos produtos. “Sem inflação, outros atri-

                                butos ganharam relevância além do preço. Ficou

                                mais fácil fazer uma boa leitura da relação qualida-
                                de-preço”, diz Carlos Alberto Soares, superintendente

                                de marketing.



               Esse novo cenário econômico resultou em aumento do

                                poder aquisitivo para os brasileiros e criou o ambien-

                                te ideal para que a Buddemeyer dobrasse as apostas
                                no rumo que vinha amadurecendo – focar no público

                                de alto poder aquisitivo, com o desenvolvimento de

                                produtos de maior valor agregado. Era uma estratégia

                                de sobrevivência diante de concorrentes que tinham
                                capacidade produtiva muito maior, como a Artex e a

                                Teka. “Não havia como disputar o mercado mais po-

                                pular com esses players, por uma questão de escala”,
                                lembra Carlos Buddemeyer.




                                Com as exportações se tornando mais difíceis diante

                                da valorização da moeda brasileira, o momento era de
                                focar no mercado interno. Foi então que ocorreram cir-

                                cunstâncias que ilustram perfeitamente aquela velha

                                definição de sorte: trata-se de estar preparado quando





                                                                                                                91
   90   91   92   93   94   95   96   97   98   99   100