Page 37 - Anuário Fritz Müller 2016
P. 37

Vencedores do 18º Prêmio Fritz müller























                                                                                                 Práticas pedagógicas
               gião, como forma de multiplicar o conhecimento   Formação de Educadores Ambientais teve início   transmitidas no
                                                                                                 programa são
               sobre educação ambiental. Além de teoria sobre   em 2007 e foi marcada pela construção coletiva   aplicadas junto
               o tema, os participantes recebem a oportunida-  de uma metodologia que prioriza a articulação en-  aos estudantes
                                                                                                 das escolas do
               de de analisar práticas pedagógicas cotidianas e   tre os aspectos culturais e ambientais locais, re-  entorno da Usina
               agregar os novos conhecimentos à experiência   gionais, nacionais e globais, assim como de suas
               em sala de aula. Além do CDA, estão envolvidas   relações com a vida cotidiana entre cada um dos
               no projeto a Universidade de Sorocaba (UNISO), a   indivíduos envolvidos. O enfoque pedagógico do
               Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a   PFEA  baseia-se,  assim,  nas  práticas  pedagógicas
               Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Des-  e sociais cotidianas de cada um dos educadores
               sa forma, o Consórcio reafirma seu compromisso   participantes, revelando como essas práticas po-
               com a importância da preservação ambiental e da   deriam ser melhoradas a partir do programa. Por
               compreensão das interações entre o homem e o   outro lado, o enfoque político busca fomentar a
               meio ambiente, fortalecendo, também, seu rela-  ampliação dos espaços de cidadania ao enfatizar
               cionamento com a comunidade, em especial com   e priorizar saberes, conhecimentos, experiências,
               instituições educacionais.               vivências, memória e cultura dos aprendizes. As-
                                                        sim, o Programa de Formação de Educadores Am-
                  Criado em 2009, o PFEA constitui um dos pro-  bientais foi estruturado para que os professores
               jetos de extensão do CDA, com foco em educado-  aprimorem seus conhecimentos na área de edu-
               res da área de abrangência da UHE Itá. Com cará-  cação ambiental e, dessa forma, possam identi-
               ter permanente, o programa tem como objetivo   ficar  e  analisar  práticas  pedagógicas  específicas
               aprofundar os conhecimentos dos professores na   para aplicá-las ao seu cotidiano. O diferencial do
               área de educação ambiental, com a finalidade de   PFEA está em prover subsídios aos educadores,
               identificar novas práticas pedagógicas e aplicá-las   no sentido de adaptarem o conhecimento adqui-
               nas salas de aula. A elaboração do Programa de   rido no programa à realidade local.



               centro de divulgAção AmbientAl em números

               150 educadores            Mais de 2,5 mil          100 mil mudas            R$ 250 mil
               de 72 escolas e instituições foram   estudantes    de 100 espécies diferentes de árvores   é o investimento anual do Consórcio
               formados em seis turmas realizadas   já foram envolvidos em atividades de edu-  nativas são produzidas por ano pelo   Itá no projeto que conquistou a décima
               pelo Programa de Formação de Edu-  cação ambiental no Centro de Divulgação   horto botânico do CDA, que já distribui   oitava edição do Prêmio Fritz Müller.
               cadores Ambientais (PFEA).  Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá (CDA).  mais de 2 milhões de mudas.




                                                                                                        37
   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41   42