Page 37 - Anuário Fritz Müller 2016
P. 37
Vencedores do 18º Prêmio Fritz müller
Práticas pedagógicas
gião, como forma de multiplicar o conhecimento Formação de Educadores Ambientais teve início transmitidas no
programa são
sobre educação ambiental. Além de teoria sobre em 2007 e foi marcada pela construção coletiva aplicadas junto
o tema, os participantes recebem a oportunida- de uma metodologia que prioriza a articulação en- aos estudantes
das escolas do
de de analisar práticas pedagógicas cotidianas e tre os aspectos culturais e ambientais locais, re- entorno da Usina
agregar os novos conhecimentos à experiência gionais, nacionais e globais, assim como de suas
em sala de aula. Além do CDA, estão envolvidas relações com a vida cotidiana entre cada um dos
no projeto a Universidade de Sorocaba (UNISO), a indivíduos envolvidos. O enfoque pedagógico do
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a PFEA baseia-se, assim, nas práticas pedagógicas
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Des- e sociais cotidianas de cada um dos educadores
sa forma, o Consórcio reafirma seu compromisso participantes, revelando como essas práticas po-
com a importância da preservação ambiental e da deriam ser melhoradas a partir do programa. Por
compreensão das interações entre o homem e o outro lado, o enfoque político busca fomentar a
meio ambiente, fortalecendo, também, seu rela- ampliação dos espaços de cidadania ao enfatizar
cionamento com a comunidade, em especial com e priorizar saberes, conhecimentos, experiências,
instituições educacionais. vivências, memória e cultura dos aprendizes. As-
sim, o Programa de Formação de Educadores Am-
Criado em 2009, o PFEA constitui um dos pro- bientais foi estruturado para que os professores
jetos de extensão do CDA, com foco em educado- aprimorem seus conhecimentos na área de edu-
res da área de abrangência da UHE Itá. Com cará- cação ambiental e, dessa forma, possam identi-
ter permanente, o programa tem como objetivo ficar e analisar práticas pedagógicas específicas
aprofundar os conhecimentos dos professores na para aplicá-las ao seu cotidiano. O diferencial do
área de educação ambiental, com a finalidade de PFEA está em prover subsídios aos educadores,
identificar novas práticas pedagógicas e aplicá-las no sentido de adaptarem o conhecimento adqui-
nas salas de aula. A elaboração do Programa de rido no programa à realidade local.
centro de divulgAção AmbientAl em números
150 educadores Mais de 2,5 mil 100 mil mudas R$ 250 mil
de 72 escolas e instituições foram estudantes de 100 espécies diferentes de árvores é o investimento anual do Consórcio
formados em seis turmas realizadas já foram envolvidos em atividades de edu- nativas são produzidas por ano pelo Itá no projeto que conquistou a décima
pelo Programa de Formação de Edu- cação ambiental no Centro de Divulgação horto botânico do CDA, que já distribui oitava edição do Prêmio Fritz Müller.
cadores Ambientais (PFEA). Ambiental da Usina Hidrelétrica Itá (CDA). mais de 2 milhões de mudas.
37