Page 113 - Livro Cooperja 50 anos
P. 113
Realização
PRESENÇA NO NORDESTE
Desde que a Cooperja passou a atuar em naquele estado do Nordeste. Informada de
Pernambuco, uma das dificuldades que que a fabricante concorrente passava por
encontrava eram as desvantagens tribu- dificuldades financeiras, a Cooperja fez uma
tárias em comparação a concorrentes que proposta e adquiriu a marca Dona Elza. A
recebiam benefícios fiscais para instalar novidade no portfólio foi usada para ba-
unidades no estado. Além do mais, estar tizar a linha de produtos artesanais que
com a mercadoria mais perto do consumidor a cooperativa estava preparando, numa
certamente propiciava vantagens logísticas. parceria com pequenos produtores. Ca-
Diante desse cenário, a Cooperja passou beria à cooperativa cuidar da parte buro-
a realizar o processo de empacotamento crática e legal, além de fornecer a marca
em Arcoverde, cidade da região que mais e dar acesso ao mercado. A marca Dona
concentrava clientes do arroz Caçarola em Elza tornou-se, assim, o “guarda-chuva”
Pernambuco. Iniciado em 2013, em prédio para abrigar esse projeto, que inclui pro-
alugado, o empreendimento está hoje ins- dutos como aipim congelado, derivados de
talado em pavilhão próprio, construído em cana-de-açúcar e salgadinhos congelados,
terreno cedido pelo município. além do próprio arroz que é comercializado
com este nome.
Na Bahia, um dos principais concorrentes
do arroz Caçarola era a marca Dona Elza,
originária do Rio Grande do Sul. Ambas
Construção do pavilhão da
eram representadas pelo mesmo vendedor
Cooperja em Arcoverde (PE):
presença crescente no Nordeste.
109