Page 110 - Livro Cooperja 50 anos
P. 110

COOPERJA 50 ANOS






                    ma antiga ideia voltou à tona: a         voltaram a conversar em torno da ideia
                    união de esforços das cooperativas       de montar uma central. Dessa vez as ne-
           U catarinenses atuantes no negócio                gociações tiveram êxito: assim surgia, em

            do arroz, com o objetivo de explorar melhor      2012, a BrazilRice. O projeto previa não
            os recursos e reduzir as despesas opera-         apenas a compra conjunta de itens de uso
            cionais. Projeto semelhante, liderado pela       em comum, mas também a viabilização de

            Ocesc, não havia avançado na década de           uma estrutura comercial única. Isso inclui
            1990. As 11 cooperativas de arroz existentes     a criação de marcas, BrazilRice e Cora-

            em Santa Catarina naquela ocasião haviam         ção Brasileiro, para atuar em mercados
            sido reduzidas a apenas cinco – as demais        em que as cooperativas singulares não
            sucumbiram às dificuldades para ganhar           tinham representação.

            escala e preservar a competitividade.
                                                             O primeiro e até o momento único presidente
            As cooperativas remanescentes (Cooperja,         da cooperativa central é o presidente da

            Coopersulca, Cravil, Copagro e Cooperjuriti)     Cooperja, Vanir Zanatta. Cabe a ele a lide-
                                                             rança para que as cooperativas consolidem a
                                                             construção de um novo caminho, superando

                                                             desconfianças e individualismos em nome de
                                                             objetivos e conquistas conjuntas.





                                                                As cinco cooperativas catarinenses de
                                                                arroz se uniram para uma estratégia
                                                                de expansão dos mercados.

































     106
   105   106   107   108   109   110   111   112   113   114   115