Page 103 - Livro Cooperja 50 anos
P. 103
Expansão
conhecido na Cooperja como “Seu Oliveira”, A década seria também de expansão para o
chegou à cooperativa, interessado em levar exterior. Em 2008, a Cooperja ultrapassou as
a marca para o estado. fronteiras brasileiras e iniciou suas expor-
tações. Nesse ano, vendeu 139 mil fardos,
A desconfiança naturalmente provocada volume equivalente a 5% de sua produção,
pelo contato de um desconhecido foi se dis- à África do Sul. Não era uma conquista ob-
sipando com o estreitamento da relação. Na tida por acaso. As vendas internacionais
fase de aproximação, ainda sem um acordo foram consequência direta da disposição
formalizado, Oliveira comprava o arroz com para viajar, trocar experiências e fazer con-
recursos próprios para repassar aos clientes, tatos. O presidente e outros membros do
que se mostravam encantados e pediam corpo de gestores da Cooperja estiveram
mais. Até que chegou o momento em que em dezenas de países com esse objetivo. Os
a cooperativa se sentiu segura para conce- frutos começavam a ser colhidos. Depois da
der crédito a Oliveira e iniciar as vendas. experiência pioneira com a África do Sul, as
A parceria logo se mostrou bem-sucedida, vendas internacionais da cooperativa foram
e outros estados foram sendo abrangidos. se diversificando e crescendo ano a ano.
Hoje ele vende em diversas localidades das
regiões Nordeste e Norte do país, ajudan-
do o arroz Caçarola a alimentar milhares
Da pequena Jacinto Machado para o
de brasileiros.
mundo: primeiras exportações foram
realizadas em 2008 para a África do Sul.
99