Page 168 - A Herança Alemã de Santa Catarina
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HOepCke
Antes de chegar ao mercado da construção civil,
a Hoepcke marcou presença em diversos setores
No início do século XX, a Hoepcke decidiu expandir sua atu-
ação para outras regiões catarinenses, abrindo filiais em vários
municípios – sempre em prédios modernos, que se tornaram
referências no cenário dessas cidades. A primeira foi em São
mercadorias e, dessa forma, reduziu drasticamente os custos. Francisco do Sul, em 1903, seguida pelas unidades de Laguna,
Em 1895, Carl decidiu abrir uma companhia de navegação para Blumenau, Joinville, Tubarão e Joaçaba. Também abriu escri-
viabilizar um sistema próprio de transporte de mercadorias e, tórios de representação no Rio de Janeiro (RJ), em Santos (SP)
ao mesmo tempo, oferecer um novo serviço, o transporte de e em Curitiba (PR).
passageiros entre Florianópolis e o Rio de Janeiro, por meio do
vapor Max, construído na Alemanha. Em 1907, a Hoepcke inaugurou um estaleiro, o Arataca, para
consertar e reformar as suas embarcações. A existência dessa
Mas foi quando ampliou sua atuação para a indústria que a estrutura conduziu naturalmente à construção de embarcações
Hoepcke se tornou um gigante da economia catarinense. Carl próprias – principalmente veleiros de competição, para uso em
apostou em negócios totalmente novos e inexplorados, como regatas oceânicas. Em 1917, o grupo realizou a aquisição inte-
uma fábrica de pregos e uma fábrica de gelo (ideia que teve gral da fábrica de rendas e bordados, da qual Carl Hoepcke já
ao flagrar convidados reclamando da água quente servida na era sócio desde a fundação. Dentro do espírito de diversificação
inauguração da fábrica de pregos). dos negócios, a Hoepcke abriria também, bem mais tarde, uma
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