Page 167 - A Herança Alemã de Santa Catarina
P. 167

A HerAnçA Alemã de SAntA CAtArinA






























            Foi preciso muita capacidade de adaptação para permanecer   Carl Hoepcke (ao centro, de chapéu escuro) com a família. Abaixo,
            tanto tempo no mercado. A empresa de hoje certamente é muito   a fábrica de pregos. Na página ao lado, o estaleiro Arataca, aos pés
                                                                    da ponte Hercílio Luz
            diferente daquela criada por Carl, mas algumas características
            permanecem inabaláveis como fios condutores desde os tempos
            do fundador – o empreendedorismo, a inovação, a seriedade,
            a solidez e a confiança no futuro.


            Carl Hoepcke desembarcou no Porto de Itajaí em 1863, aos
            18 anos, junto com a mãe viúva e dois irmãos mais novos.
            Dali a família seguiu para Blumenau, colônia que nascera de
            uma sociedade entre Hermann Blumenau e um tio de Carl,
            Ferdinand Hackradt.

            Depois de três anos como agricultor, o jovem foi convidado pelo
            tio a trabalhar em seus negócios na capital catarinense, à época
            ainda chamada Desterro, onde Hackradt estava estabelecido des-
            de que rompera a sociedade com o dr Blumenau. Ali, Carl come-
            çou a atuar na venda de produtos manufaturados, importados da
            Europa. Hábil em Matemática, tornou-se o contador da empresa
            e foi aos poucos tomando conhecimento de todos os meandros
            dos negócios. Quase 20 anos depois, quando o tio decidiu parar
            de trabalhar, o sobrinho assumiu seu lugar.


            Assim, em 1883, a firma passou a ser denominada Carl Ho-
            epcke & Cia. O foco da casa comercial, que até então era o
            varejo, passou a ser o atacado. Trabalhando com maior varie-
            dade de produtos – de brinquedos a tratores – e aumentando o
            volume das compras feitas no exterior, Carl pôde abrir mão de
            intermediários. Passou a bancar diretamente o transporte das





                                                                                                                         163
   162   163   164   165   166   167   168   169   170   171   172