Page 44 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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Por DENTro Do ProJETo
A Situação de Aprendizagem foi planejada para cumprir as seguintes etapas:
pesquisa, desenvolvimento do roteiro do espetáculo, oficina de circo, oficina de
ciência e apresentação do trabalho.
Além da ideia inicial de ter um mágico em cena, os alunos decidiram incluir
no palco mais artistas circenses – apresentador do espetáculo, ajudantes de
palco, palhaços, mímicos, ilusionistas –, apoiados por outros personagens
desse universo, como iluminador, sonoplasta e até pipoqueiro.
A turma encontrou-se com um profissional de arte circense, amigo de uma
das alunas, que se dispôs a ministrar uma oficina de circo, dividida em
duas sessões com duração de duas horas cada. Ele ensinou técnicas de
desinibição e de interação com o público, além de alguns truques simples de
entretenimento e ilusionismo.
Na sequência, desenvolveu-se o roteiro do espetáculo, que teria com ponto alto
dois experimentos químicos, praticados previamente no Laboratório Físico-
-Químico do Senai Tijucas. Um deles, conhecido como “pasta de elefante”, consiste
na reação que ocorre com a água oxigenada quando em contato com o sal iodeto
de potássio – o acréscimo de detergente resulta na geração “espontânea” de uma
grande quantidade de espuma. Já o experimento “balão à prova de fogo” consiste
em dois balões submetidos à chama de um isqueiro: aquele enchido com ar
estoura, enquanto o preenchido com água permanece intacto.