Page 49 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 49
ENSiNAR E APRENDER 47
Por DENTro Do ProJETo
O projeto, que provocou grande entusiasmo entre os alunos desde a
apresentação da ideia, começou pela produção dos desenhos, seguida pela
apresentação dos protótipos para execução dos shapes em compensado
naval. Essa etapa foi terceirizada junto à marcenaria do Senai, num esforço
compartilhado que envolveu a turma de Aprendizagem em Marcenaria.
Cada um dos três grupos assumiu inicialmente uma atividade – usinagem
com torneamento, usinagem com fresamento e ajustagem mecânica. Como
a meta era produzir dez peças, essa estratégia contemplou a possibilidade
de revezamento nas tarefas – assim, por exemplo, um aluno que estava na
ajustagem podia seguir para a lima, com o propósito de esquadrejar uma
peça, enquanto quem estava no torno podia começar a cortar seu material e
usinar eixos, e assim por diante.
Ao longo do processo, a turma recorreu aos conhecimentos obtidos em
outras Unidades Curriculares, como Tecnologia, Metrologia e Elementos
de Máquina. Quando a Situação de Aprendizagem chegou ao fim, os
alunos tinham aprimorado o conhecimento de máquinas, a produção e
interpretação de desenhos técnicos, a habilidade para realizar processos
como corte de material, limagem, furação, tornearia convencional, afiação
de ferramentas e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
Instigou-se, também, o desenvolvimento de autonomia, planejamento e
tomada de decisão.