Page 49 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
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ENSiNAR E APRENDER     47

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                                                   O projeto, que provocou grande entusiasmo entre os alunos desde a
                                                   apresentação da ideia, começou pela produção dos desenhos, seguida pela
                                                   apresentação dos protótipos para execução dos shapes em compensado
                                                   naval. Essa etapa foi terceirizada junto à marcenaria do Senai, num esforço
                                                   compartilhado que envolveu a turma de Aprendizagem em Marcenaria.

                                                   Cada um dos três grupos assumiu inicialmente uma atividade – usinagem
                                                   com torneamento, usinagem com fresamento e ajustagem mecânica. Como
                                                   a meta era produzir dez peças, essa estratégia contemplou a possibilidade
                                                   de revezamento nas tarefas – assim, por exemplo, um aluno que estava na
                                                   ajustagem podia seguir para a lima, com o propósito de esquadrejar uma
                                                   peça, enquanto quem estava no torno podia começar a cortar seu material e
                                                   usinar eixos, e assim por diante.

                                                   Ao longo do processo, a turma recorreu aos conhecimentos obtidos em
                                                   outras Unidades Curriculares, como Tecnologia, Metrologia e Elementos
                                                   de Máquina. Quando a Situação de Aprendizagem chegou ao fim, os
                                                   alunos tinham aprimorado o conhecimento de máquinas, a produção e
                                                   interpretação de desenhos técnicos, a habilidade para realizar processos
                                                   como corte de material, limagem, furação, tornearia convencional, afiação
                                                   de ferramentas e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
                                                   Instigou-se, também, o desenvolvimento de autonomia, planejamento e
                                                   tomada de decisão.
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