Page 43 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 43
ENSiNAR E APRENDER 41
conhecimento não é ilusão
Docente participante: Michele eldegard
Montibeller
Não há quem não se impressione com um bom show de mágicas.
UniDaDe: Senai tijucas
O mágico tem uma grande habilidade para prender a atenção de
cUrSo: ensino Médio articulado
seus espectadores. Não é à toa que, quando realizamos ou vemos
DUração Do projeto: Média
algo surpreendente, dizemos ser algo mágico.
Mas, o que é realmente uma mágica? Trata-se da arte do
ilusionismo, baseada na ilusão de ótica criada pelo mágico,
que pode ser sempre explicada por meio de uma ciência.
Ao presenciarem um experimento químico, muitas pessoas
imaginam se tratar de mágica, pois não possuem conhecimento
O projeto cumpriu o desafio de tornar o suficiente para compreender tal fenômeno. Quando têm acesso
estudo das ciências algo interessante para a uma explicação lógica, contudo, essas mesmas pessoas
os alunos, comprovando que conhecimentos compreendem que a ciência pode decifrar tudo aquilo que
parece mágica.
científicos podem ser absorvidos de
forma lúdica, interativa e prazerosa. Dois O Projeto “Mágica ou Ciência?” tem por objetivo levar a magia
fenômenos químicos foram apresentados da ciência química para além da sala de aula, a partir de um
como “mágicas” em meio a um espetáculo espetáculo circense envolvendo a realização de experimentos
químicos estudados em sala de aula pelos alunos do terceiro ano
circense, planejado pelos alunos com do Ensino Médio do Senai Tijucas – e devidamente explicados ao
muita dedicação e entusiasmo. Com a público durante a apresentação, ao contrário do que os mágicos
explicação detalhada dos fenômenos dada costumam fazer.
ao público, ficou claro que tudo o que parece Michele Eldegard Montibeller
mágica pode ser elucidado pela ciência. Coordenadora do projeto