Page 43 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 43

ENSiNAR E APRENDER     41

                                                                       conhecimento não é ilusão

                  Docente participante: Michele eldegard
                  Montibeller
                                                                       Não há quem não se impressione com um bom show de mágicas.
                  UniDaDe: Senai tijucas
                                                                       O mágico tem uma grande habilidade para prender a atenção de
                  cUrSo: ensino Médio articulado
                                                                       seus espectadores. Não é à toa que, quando realizamos ou vemos
                  DUração Do projeto: Média
                                                                       algo surpreendente, dizemos ser algo mágico.

                                                                       Mas, o que é realmente uma mágica? Trata-se da arte do
                                                                       ilusionismo, baseada na ilusão de ótica criada pelo mágico,
                                                                       que pode ser sempre explicada por meio de uma ciência.
                                                                       Ao presenciarem um experimento químico, muitas pessoas
                                                                       imaginam se tratar de mágica, pois não possuem conhecimento
            O projeto cumpriu o desafio de tornar o                    suficiente para compreender tal fenômeno. Quando têm acesso
            estudo das ciências algo interessante para                 a uma explicação lógica, contudo, essas mesmas pessoas

            os alunos, comprovando que conhecimentos                   compreendem que a ciência pode decifrar tudo aquilo que
                                                                       parece mágica.
            científicos podem ser absorvidos de
            forma lúdica, interativa e prazerosa. Dois                 O Projeto “Mágica ou Ciência?” tem por objetivo levar a magia
            fenômenos químicos foram apresentados                      da ciência química para além da sala de aula, a partir de um
            como “mágicas” em meio a um espetáculo                     espetáculo circense envolvendo a realização de experimentos
                                                                       químicos estudados em sala de aula pelos alunos do terceiro ano
            circense, planejado pelos alunos com                       do Ensino Médio do Senai Tijucas – e devidamente explicados ao
            muita dedicação e entusiasmo. Com a                        público durante a apresentação, ao contrário do que os mágicos

            explicação detalhada dos fenômenos dada                    costumam fazer.
            ao público, ficou claro que tudo o que parece                                          Michele Eldegard Montibeller
            mágica pode ser elucidado pela ciência.                                                      Coordenadora do projeto
   38   39   40   41   42   43   44   45   46   47   48