Page 40 - Anuário do Prêmio Fritz Müller 2017
P. 40

FcDl/Sc      |      categoria: educação Ambiental



                  Liga PeLa sustentabiLidade






                                                                          onscientizar  a  sociedade  a  respeito  da
                                                                          importância da coleta seletiva, destinação
                                                                   C correta e reciclagem dos resíduos, estimu-
                                                                    lando a diminuição do volume de lixo descartado e
                                                                    reduzindo os impactos ao meio ambiente, é o pro-
                                                                    pósito do Recicla CDL, um programa desenvolvido
                                                                    pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas
                                                                    de Santa Catarina (FCDL/SC) e pelas Câmaras de
                                                                    Dirigentes Lojistas (CDL) catarinenses, com apoio
                                                                    de outros parceiros.


                                                                    A federação incentiva as CDLs a arrecadar materiais
                                                                    que podem ser reaproveitados em suas cidades,
                                                                    como os resíduos eletroeletrônicos obsoletos, apa-
                                                                    relhos de Tv, telefonia e computadores. As peças
                                                                    podem ser descartadas em ações promovidas pelas
                                                                    câmaras, onde são reaproveitadas em projetos de
                                                                    formação profissional e inclusão digital. Desde que

          Programa criou a                                          foi criado, em 2010, o Programa evitou que mais
          Liga Sustentável                                          de 900 toneladas de resíduos fossem descartadas
          inspirada nos heróis                                      inadequadamente na natureza.
          e vilões de HQ para
          atrair a atenção
          do público infantil                                       O sucesso do programa permitiu que a partir de
                                                                    2011 alunos das escolas municipais fossem inse-
                                                                    ridos na ação e criou o Programa Recicla CDL na
                                                                    Escola. No início, o projeto de educação ambiental
                                                                        realizou concursos de desenho nas escolas
                                                                          municipais de Santa Catarina para alunos
                                                                          do 1º ao 5º ano, e de redação para alunos
                                                                         do 6º ao 9º ano, além de outras atividades
                                                                        voltadas ao tema sustentabilidade. No pri-
                                                                        meiro ano, 361 escolas estaduais participa-
                                                                      ram com 56.320 trabalhos.

                                                                        Heróis do meio ambiente

                                                                       Desde então, o programa foi se aperfeiçoando
                                                                    e, a cada nova edição, investiu em novos formatos,
                                                                     inclusive envolvendo técnicas de storytelling e
                                                                         outros recursos narrativos, para engajar me-
                                                                          lhor os alunos nas causas ambientais. Em


       40   |   Anuário Fritz Müller 2017
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45