Page 110 - Águas Subterrâneas: um Patrimônio Catarinense
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ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, UM PATRIMÔNIO CATARINENSE




               EDUCAÇÃO AMBIENTAL:

               CONHECER PARA PRESERVAR



               A educação ambiental foi inserida como uma das dimensões importantes do projeto devido
               ao entendimento de que a gestão de uma bacia hidrográfica é, acima de tudo, um processo
               político-pedagógico de construção e de exercício coletivo de cidadania. A dimensão edu-
               cativa e a participação social são assim fundamentais, ao promoverem o envolvimento das
               pessoas, e ampliam as relações de pertencimento, sustenta a professora doutora Lucia
               Ceccato, da Uniplac, coordenadora da Meta 5.1. Para ela, a capacitação de agentes públicos,
               participantes de ONGs e o público em geral para o uso sustentável das águas superficiais
               e subterrâneas aumenta a percepção ambiental dos seres humanos quanto à necessidade
               de aprenderem a se relacionar com a natureza de forma sustentável.


               A realização desse projeto em Rede, com tantos pesquisadores e instituições envolvidos é
               um desafio constante para cada um dos elos. Essa experiência tem permitido a formação
               permanente dos envolvidos e a articulação de instituições de ensino e de pesquisa, dando
               visibilidade às instituições e seus a pesquisadores, tornando-os referência local sobre o
               Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG) e a Bacia Hidrográfica do Rio
               Canoas. Tal estratégia garantirá a continuidade da discussão a respeito das águas, superfi-
               ciais ou subterrâneas, colocando a Fapesc e as instituições de ensino superior na vanguarda
               para discutir a gestão integrada dos recursos hídricos em Santa Catarina.






























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