Page 28 - REVISTA EXPRESSÃO 2023
P. 28

ENTREVISTA




        um DNA Ecológico, a riqueza de um país tro-           rastreabilidade aos produtos. Mas o mercado in-
        pical com uma diversidade de florestas precio-        terno ainda vai demandar um trabalho de cons-
        sas para a manutenção do equilíbrio planetário.       cientização.
        Temos um potencial econômico muito grande
        com relação à bioeconomia.                              O Judiciário no Brasil atingiu um patamar
                                                              muito interessante do ponto de vista ambien-
           Por outro lado, as mudanças climáticas estão       tal, porque não poderia fazer outra coisa com
        avançando acima do que a gente esperava. Há           a Constituição ecológica como temos. Onde é
        reações internacionais, inclusive da China, para      mais notável a imaturidade é dentro do Con-
        uma regularização de mercado voltada ao com-          gresso Nacional.
        bate das mudanças  climáticas.  A comunidade
        europeia praticamente abandonando combus-               O negacionismo ainda é um problema signi-
        tíveis fósseis a partir de 2035 e regramento que      ficativo no Brasil, seja climático, seja de proble-
        coloca a necessidade de rastreabilidade dos pro-      matização do desmatamento?
        dutos que tenham a implicação de ter carbono
        agregado, produzido sem cuidados ambientais.            Acho que é um problema cultural, e não só no
                                                              Brasil, acontece muito forte nos Estados Unidos.
           Através de um processo de avaliação físico-        As redes  sociais possibilitaram algumas  distor-
        -química, dá para determinar a região de onde         ções. Falta um tipo de regramento que implique
        veio determinado ouro. A madeira, da mesma            num processo educativo para livrar a humani-
        forma. Essa perspectiva de regularidade do mer-       dade desse processo de ignorância. A transfor-
        cado deve ser muito forte para o futuro, e o Bra-     mação das consciências ainda está um pouqui-
        sil tem que se adequar a essa realidade.              nho distante no Brasil, mas acredito que a gen-
                                                              te evolua rapidamente em função do trabalho
           Quão amadurecidos estão a sociedade civil e        que tem sido feito pelos meios de comunicação
        os segmentos empresariais brasileiros para lidar      mais formais.
        com isso?
                                                                Vivemos um momento inédito de difusão da
           O consumo interno no Brasil está completa-         Inteligência Artificial. Essa nova ferramenta pode
        mente mergulhado na ilegalidade. O consumo            ser benéfica no controle da degradação ambien-
        interno europeu é regrado pela consciência do         tal? Ou pode trazer algum tipo de prejuízo?
        sistema consumidor. Há 70% dos europeus mui-
        to preocupados com o que consomem. Isso fa-             Se você falar de Inteligência Artificial para sen-
        cilita estabelecer regramentos.                       soriamento, para levantamento de dados, pro-
                                                              cessamento, e não para decisão, há uma facili-
           O Brasil ainda tem um consumo interno de           dade extraordinária, uma possibilidade de apoio
        madeira e de várias produções do setor agro-          tecnológico fantástico. Agora, quando você fala
        pecuário sem preocupação da população com             de Inteligência Artificial que tenha a capacidade
        a regularidade ambiental. Essa mudança de             de decisão, de ética, temos que tomar cuidado
        comportamento vai acontecer principalmente            com essa possibilidade,  com questões  sociais,
        por quem quer exportar, porque vai ter que dar        direitos fundamentais.




       28  REVISTA EXPRESSÃO
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33