Page 77 - Livro Cooperja 50 anos
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Superação






                     EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA





                     A década de 1980 foi marcada pelo início        Educativo foi realizada em 19 de agosto de
                     de uma prática que se tornaria tradição na      1983. Ao viabilizar encontros frequentes nas
                     Cooperja: a disseminação dos princípios         comunidades, esses comitês se tornaram

                     cooperativistas. Um curso sobre o tema          um elo importante entre a cooperativa e
                     tornou-se uma das etapas para o ingresso        seus associados.

                     de associados. A primeira versão do trei-
                     namento foi desenvolvida pelo engenheiro        A Assembleia Geral de 31 de março de 1984
                     agrônomo João Raimundo Schons, que tra-         concedeu um segundo mandato ao presidente
                     balhava na Acaresc.                             Ari Possamai Della. Era uma fase de otimismo,

                                                                     tanto que a ata do dia 25 de maio daquele ano
                     Trata-se do marco inicial da formação e da      registra a entrada de 73 novos associados de

                     educação cooperativista na Cooperja. Outra      uma só vez – 48 trazidos pela filial de Praia
                     vertente dessa mesma estratégia passou a        Grande e 25 em Jacinto Machado.
                     ser o trabalho junto aos jovens – a primeira

                     reunião com esse objetivo específico foi rea-   A ampla adesão em Praia Grande levou à
                     lizada em 23 de novembro de 1982. A coopera-    decisão de instalar um depósito de arroz na

                     tiva promoveu, também, um treinamento dos       cidade. A diretriz surgiu numa assembleia
                     professores das redes municipais e estaduais    realizada na Casa das Irmãs de Praia Grande,
                     com o propósito de prepará-los para transmitir   a primeira da história da Cooperja reali-
                     aos alunos conceitos cooperativistas. Foi o     zada fora do município-sede. Escolheu-se

                     embrião de um processo que se tornou con-       um local à saída da cidade, em direção a
                     tínuo, por meio de parcerias frequentes com     Jacinto Machado, para a construção da es-

                     escolas e de programas como o CooperJovem.      trutura – com capacidade inicial para 20 mil
                                                                     sacas, acrescida, alguns anos depois, de um
                     Com o objetivo de se comunicar melhor com       silo metálico também para 20 mil sacas,

                     os associados, tanto para promover os ideais    totalizando 40 mil sacas. É o mesmo local
                     cooperativistas quanto para falar sobre as      em que o armazém se encontra até hoje.
                     dificuldades, as conquistas e a importância

                     da instituição no dia a dia dos associados, a   No final de 1984, a cooperativa foi oficial-
                     Cooperja criou os Comitês Educativos – um       mente registrada como produtora de se-
                     terceiro órgão de apoio à gestão, além do       mentes de arroz, processo que a levaria a

                     Conselho de Administração e do Conselho         comercializar sementes certificadas não
                     Fiscal. A primeira reunião de um Comitê         apenas para seus associados, como também




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