Page 77 - Livro Cooperja 50 anos
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Superação
EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA
A década de 1980 foi marcada pelo início Educativo foi realizada em 19 de agosto de
de uma prática que se tornaria tradição na 1983. Ao viabilizar encontros frequentes nas
Cooperja: a disseminação dos princípios comunidades, esses comitês se tornaram
cooperativistas. Um curso sobre o tema um elo importante entre a cooperativa e
tornou-se uma das etapas para o ingresso seus associados.
de associados. A primeira versão do trei-
namento foi desenvolvida pelo engenheiro A Assembleia Geral de 31 de março de 1984
agrônomo João Raimundo Schons, que tra- concedeu um segundo mandato ao presidente
balhava na Acaresc. Ari Possamai Della. Era uma fase de otimismo,
tanto que a ata do dia 25 de maio daquele ano
Trata-se do marco inicial da formação e da registra a entrada de 73 novos associados de
educação cooperativista na Cooperja. Outra uma só vez – 48 trazidos pela filial de Praia
vertente dessa mesma estratégia passou a Grande e 25 em Jacinto Machado.
ser o trabalho junto aos jovens – a primeira
reunião com esse objetivo específico foi rea- A ampla adesão em Praia Grande levou à
lizada em 23 de novembro de 1982. A coopera- decisão de instalar um depósito de arroz na
tiva promoveu, também, um treinamento dos cidade. A diretriz surgiu numa assembleia
professores das redes municipais e estaduais realizada na Casa das Irmãs de Praia Grande,
com o propósito de prepará-los para transmitir a primeira da história da Cooperja reali-
aos alunos conceitos cooperativistas. Foi o zada fora do município-sede. Escolheu-se
embrião de um processo que se tornou con- um local à saída da cidade, em direção a
tínuo, por meio de parcerias frequentes com Jacinto Machado, para a construção da es-
escolas e de programas como o CooperJovem. trutura – com capacidade inicial para 20 mil
sacas, acrescida, alguns anos depois, de um
Com o objetivo de se comunicar melhor com silo metálico também para 20 mil sacas,
os associados, tanto para promover os ideais totalizando 40 mil sacas. É o mesmo local
cooperativistas quanto para falar sobre as em que o armazém se encontra até hoje.
dificuldades, as conquistas e a importância
da instituição no dia a dia dos associados, a No final de 1984, a cooperativa foi oficial-
Cooperja criou os Comitês Educativos – um mente registrada como produtora de se-
terceiro órgão de apoio à gestão, além do mentes de arroz, processo que a levaria a
Conselho de Administração e do Conselho comercializar sementes certificadas não
Fiscal. A primeira reunião de um Comitê apenas para seus associados, como também
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