Page 18 - Livro Cooperja 50 anos
P. 18

INTRODUÇÃO





                                                                  ocalizado no extremo sul de Santa Ca-
                                                                  tarina, Jacinto Machado é um município

                                                           L de apenas 10.500 habitantes, a maio-
                                                             ria descendentes de imigrantes europeus
                                                             – especialmente italianos – que chegaram à

                                                             região no início do século 20. Com a economia
                                                             fortemente baseada na agricultura, a cidade

                                                             tem quase metade da arrecadação de Imposto
                                                             Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços
                                                             (ICMS) originada das atividades da Cooperja,

                                                             fundada ali no dia 30 de agosto de 1969.


                                                             Basta circular pela cidade para perceber que

                                                             a importância da cooperativa não se resume
                                                             aos números. Além das estruturas físicas que
                                                             se destacam na paisagem, como os nove

                                                             grandiosos silos metálicos e a indústria de ar-
                                                             roz, o logotipo e as cores da instituição estão

                                                             por todos os lados. A Cooperja é um orgulho
                                                             para Jacinto Machado, pois se expandiu para
                                                             outros 12 municípios de três estados – Santa

                                                             Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.
                                                             Em todos esses lugares, relaciona-se com
                                                             a comunidade guiada pelos princípios da

                                                             integridade, da confiança e da proximidade.


                                                             Mesmo com a diversificação, o arroz continua

                                                             sendo o carro-chefe da cooperativa. Deposi-
                                                             tado pelos associados, o produto é armaze-

                                                             nado, beneficiado e comercializado em vários
                                                             estados, e, desde 2008, também exportado
                                                             para diversos países. A marca Caçarola con-

                                                             sagrou-se na preferência dos consumidores
                                                             dos mercados em que atua, sendo oferecida




     14
   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23