Page 224 - Livro Ensinar é Aprender: Cases da Educação Profissional Senai/SC e IFSC em 2017
P. 224
2ª
A Metodologia Senai de Educação Profissional é fortemente baseada no princípio de que toda teoria precisa edição
contribuir para a materialização efetiva de conhecimentos e habilidades.
O relato das Situações de Aprendizagem destacadas nesta obra demonstra a solidez da metodologia aplicada
no planejamento e na execução dos projetos práticos. Boa parte dessa solidez se deve ao olhar cuidadoso dos
docentes ao elaborar e coordenar os planos de trabalho, aproximando os conhecimentos apresentados em sala de
aula com a prática real das indústrias localizadas no entorno da escola.
Reforça-se, dessa forma, a ênfase dada à aprendizagem significativa, com o docente atuando como mediador, e
não mais como fonte única dos conhecimentos. O tradicional formato expositivo das aulas dá lugar às aplicações
práticas, com os alunos assumindo papel de protagonistas em seu processo de aprendizagem.
Do ponto de vista dos alunos, isso quer dizer que os conteúdos apresentados em sala de aula só se transformam
efetivamente em legado, em bagagem, quando fazem sentido na vida prática. Do ponto de vista dos docentes, Ensinar E
a nova realidade não significa perda de importância – ao contrário, só faz aumentar seu protagonismo no
desenvolvimento das competências socioemocionais e na aprendizagem significativa dos seus alunos. Ensinar E aPrEnDEr aPrEnDEr
É um processo que, para os alunos, representa uma ligação direta entre o presente e o futuro, cenário que será
dominado pelas demandas das “fábricas inteligentes” que caracterizarão a chamada Indústria 4.0. É para este
fascinante mundo que nossos alunos estão sendo preparados – e bem preparados, podemos afirmar com orgulho.
Professor Jefferson de oliveira Gomes
Diretor Regional do Senai SC
2018