Page 42 - Anuário Ambiental Fritz Müller 2021
P. 42
BMW GROUP DO BRASIL | Categoria: Reciclagem
ECONOMIA CIRCULAR
pensamento estratégico de longo prazo, do. Após exposto ao calor, o material enrijece for-
em que sustentabilidade ecológica e social mando uma camada plástica protetiva. Depois das
O têm sido consideradas em toda a cadeia chapas metálicas, o PVC é o segundo material mais
de valor, são parte fundamental da marca e do consumido para produzir a carroceria de um veículo.
sucesso do BMW Group. A empresa vem promo-
vendo princípios de economia circular em sua fi- Porém, devido a processos de manutenção do equi-
losofia corporativa e em estreita colaboração com pamento de aplicação, esporadicamente é neces-
seus parceiros. sário realizar a purga de frações do material para
evitar o endurecimento e a obstrução do sistema, e,
O BMW Group trabalha constantemente para ga- devido a critérios de qualidade, a reutilização inter-
rantir eficiência energética em seus processos e na do selante não é recomendada. Muito embora
disseminando para seus associados e parceiros a engenheiros de processo trabalhem continuamente
importância do uso responsável dos recursos na- para reduzir o desperdício desse material, um pe-
turais. O selante de PVC é utilizado no processo de queno montante de resíduo ainda é gerado.
pintura de automóveis, protegendo os veículos da
corrosão em áreas críticas. Trata-se de um material Assim, a cada ano toneladas de resíduos desse ma-
semifluido, cuja aplicação é realizada por sistemas terial são geradas pela indústria automotiva como
pneumáticos, podendo ser manual ou automatiza- um todo, representando valores expressivos em ter-
40 | ANUÁRIO FRITZ MÜLLER 2021