Page 36 - Anuário Ambiental Fritz Müller 2021
P. 36

BMW GROUP DO BRASIL      |      Categoria: Gestão socioambiental













































                  A ARTE DE REUTILIZAR






                                 a fábrica do BMW Group de Araquari, a pri-  Resíduos que viram produtos
                                 meira fábrica da BMW na América Latina,
                          N mais de 6.000 peças de uniforme eram    Inicialmente, a ideia era usar os uniformes que vol-
                           enviadas anualmente para incineração para alimentar   tam para a fábrica e transformá-los em novos pro-
                           as caldeiras de uma empresa fabricante de cimento.   dutos. Porém, ao longo do tempo, descobriu-se que
                           Para o BMW Group, sustentabilidade ecológica e im-  poderiam ser aproveitados outros resíduos além
                           pacto social têm sido considerados em toda a cadeia   dos uniformes, como cintos de segurança, peças
                           de valor, influenciando seus processos e produtos e   de couro, bolsas para chicotes elétricos e painel de
                           como parte fundamental de sua marca no mundo.   teto, entre outros. O projeto, que recebeu o nome
                                                                    de Upcycle Element, foi um dos vencedores do de-
                           Na tentativa de promover e ter ações mais sus-  safio global do BMW Group, Inovação para Impacto,
                           tentáveis dentro da fábrica, profissionais das áreas   que busca ideias que contribuam para o impacto
                           de projetos, logística, meio ambiente e resíduos e   social e ecológico do grupo e estejam alinhadas
                           responsabilidade social verificaram a possibilidade   aos seus bjetivos de desenvolvimento sustentável.
                           de dar uma destinação diferenciada aos resíduos   Como vencedoras do programa, as pessoas que
                           de produção, gerando um impacto positivo tanto   integraram o projeto participaram de forma remota
                           ambiental quanto social.                 (devido à pandemia de covid-19) do Young Summit



       34   |   ANUÁRIO FRITZ MÜLLER 2021
   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40   41