Page 36 - Anuário Ambiental Fritz Müller 2021
P. 36
BMW GROUP DO BRASIL | Categoria: Gestão socioambiental
A ARTE DE REUTILIZAR
a fábrica do BMW Group de Araquari, a pri- Resíduos que viram produtos
meira fábrica da BMW na América Latina,
N mais de 6.000 peças de uniforme eram Inicialmente, a ideia era usar os uniformes que vol-
enviadas anualmente para incineração para alimentar tam para a fábrica e transformá-los em novos pro-
as caldeiras de uma empresa fabricante de cimento. dutos. Porém, ao longo do tempo, descobriu-se que
Para o BMW Group, sustentabilidade ecológica e im- poderiam ser aproveitados outros resíduos além
pacto social têm sido considerados em toda a cadeia dos uniformes, como cintos de segurança, peças
de valor, influenciando seus processos e produtos e de couro, bolsas para chicotes elétricos e painel de
como parte fundamental de sua marca no mundo. teto, entre outros. O projeto, que recebeu o nome
de Upcycle Element, foi um dos vencedores do de-
Na tentativa de promover e ter ações mais sus- safio global do BMW Group, Inovação para Impacto,
tentáveis dentro da fábrica, profissionais das áreas que busca ideias que contribuam para o impacto
de projetos, logística, meio ambiente e resíduos e social e ecológico do grupo e estejam alinhadas
responsabilidade social verificaram a possibilidade aos seus bjetivos de desenvolvimento sustentável.
de dar uma destinação diferenciada aos resíduos Como vencedoras do programa, as pessoas que
de produção, gerando um impacto positivo tanto integraram o projeto participaram de forma remota
ambiental quanto social. (devido à pandemia de covid-19) do Young Summit
34 | ANUÁRIO FRITZ MÜLLER 2021