Page 35 - TUPER 50 ANOS
P. 35

Do sonho à realidade: nasce uma potência





                     já eram casados. Alguns tiveram até que se desfazer
                     do patrimônio acumulado até então – foi o caso de
                     Roberto, que vendeu o caminhão.



                     Uma ajuda importante foi a da lei municipal que
                     incentivava a instalação de novos setores econômi-

                     cos na cidade. Com isso, os jovens empreendedores
                     puderam receber um terreno para a construção da
                     fábrica e tiveram acesso a um financiamento do
                     Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul

                     (BRDE), fundamental para a infraestrutura inicial e
                     a aquisição das primeiras máquinas.


                     Havia um entusiasta da ideia que não se tornou só-

                     cio-fundador, mas colaborou com a Sicap desde o
                     primeiro momento. Era o jovem Frank Bollmann,
                     21 anos, cunhado de Odenir e de Leonardo. Ele estu-
                     dava Engenharia Mecânica na Universidade do Estado

                     de Santa Catarina (Udesc), em Joinville. Enquanto o
                     galpão era construído, Frank iniciou o desenvolvi-
                     mento do ferramental para a fabricação daquele que

                     seria o primeiro produto da Sicap: o escapamento
                     de reposição para o modelo Jipe Willys. No dia 1º de
                     agosto de 1972, depois de formado, Frank tornou-se
                     funcionário oficialmente contratado.



                     Para desenvolver os primeiros moldes, os sócios
                     aproveitavam o fato de serem muito conhecidos na
                     cidade para pedir emprestados veículos das mais di-

                     ferentes marcas e modelos. Os carros eram levados
                     à fábrica, onde tinham o sistema de escapamento
                     destrinchado para a produção de moldes. Quando a
                     empresa já havia alcançado uma variedade mínima

                     de modelos, Roberto voltou às estradas, como nos
                     tempos de caminhoneiro. Só que, dessa vez, ao vo-


                                                                                                                        31
   30   31   32   33   34   35   36   37   38   39   40