Page 15 - Trajetória Ambiental do Sul:25 anos do Prêmio Expressão de Ecologia
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PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA - 25 ANOS
estava claro que era preciso ir além do básico. começou-se a trabalhar para além
dos muros das empresas, atingindo diretamente a comunidade com campanhas de
conscientização e ações práticas, como o reflorestamento e a transformação de áreas
com matas preservadas em reservas Particulares do Patrimônio Natural (rPPN).
disseminou-se e consolidou-se o entendimento de que as questões ambientais
devem estar integradas ao planejamento rotineiro das empresas, tornando-se or-
ganicamente ligadas aos seus processos. chegou-se, dessa forma, à era da gestão
ambiental integrada, que tem como meta a busca constante por estratégias de
conservação dos recursos naturais aliadas à necessidade de produtividade e lucro.
dentro dessas estratégias, destaca-se a constante busca por formas de produção
mais limpa, em especial com redução de insumos, principalmente água e energia.
Ao longo desses 25 anos, as ações ambientais deixaram de ser vistas como
filantropia, sendo consideradas parte efetiva da estratégia da empresa. a eficiência
dessas ações passou a ser mensurada por meio de uma série de indicadores, assim
como ocorre com todos os demais processos em uma organização. É o que se con-
vencionou chamar de “meio ambiente de resultados”, preocupado em comprovar
para os stakeholders e a comunidade a pertinência econômica da preocupação com
o meio ambiente. Há um conceito que sintetiza essa visão: o que não é ecologica-
mente viável não será economicamente viável a longo prazo.
Os projetos de Educação Ambiental – categoria
graças a essa nova forma de ver a relação com o meio ambiente, os avanços regis- com maior número de inscrições do Prêmio
trados em vários setores foram impressionantes, como na criação de suínos. Hoje, Expressão de Ecologia – têm sido fundamentais
depois de terem sido analisados mais de 2,6 mil projetos inscritos desde a primeira para conscientizar as novas gerações
edição, chama a atenção a grande diversidade de organizações participantes, no
que diz respeito tanto aos setores quanto aos portes. Esse é um dado que reforça a
força e a abrangência do prêmio – que pode reconhecer, a exemplo do que ocorreu
na edição mais recente, desde gigantes como a Volvo até uma pequena cervejaria
de lauro müller (sc), a lohn Bier. Essa significativa diversidade não é exceção nem
exclusividade desta edição, mas uma marca registrada do Prêmio.
É uma imensa satisfação para todos nós, que integramos a equipe que produz o
Prêmio Expressão, saber que fizemos parte dessa revolução, desempenhando o
papel de elo de aproximação entre ambientalistas e empresários. contudo, temos a
sensação de que constantemente novos desafios são recolocados, como o conceito
da economia circular – uma nova forma de pensar nosso futuro que respeita o ciclo
da sustentabilidade – e a consolidação dos 17 objetivos do desenvolvimento susten-
tável (ods) propostos pela oNU. Nesse sentido, vale ressaltar que, enquanto houver Capa da Revista Expressão de
desafios e esforços ambientais para mitigá-los, a missão do Prêmio Expressão de novembro de 1996: novos desafios são
Ecologia terá continuidade. constantes na questão ambiental
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