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Divisão em sete ramos







                                     Em 2019, a OCB reorganizou os ramos do cooperativismo, concen-
                                trando os 13 anteriores em apenas sete. Para aprimorar o poder de repre-
                                sentação e oferecer atendimento ainda mais eficaz e estruturado às coo-
                                perativas, alguns ramos se fundiram e outros foram ressignificados. A
                                decisão foi precedida pela análise de um grupo de trabalho constituído
                                por representantes de todas as regiões do país, que estudou critérios ele-
                                gíveis para aglutinação, a exemplo de legislação própria, regulação espe-
                                cífica e impactos tributários.
                                     Os sete ramos do cooperativismo brasileiro passaram a ser:






                                AGROPECUÁRIO
                                O ramo Agropecuário reúne cooperativas relacionadas às ativida-
                                des agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira.
                                O papel da cooperativa é receber, comercializar, armazenar e indus-
                                trializar a produção dos cooperados. Além, é claro, de oferecer as-
                                sistência técnica, educacional e social. Hoje, segundo o IBGE, 48%
                                de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, de alguma for-
                                ma, por uma cooperativa.





                                CONSUMO

                                Este ramo é composto por cooperativas que realizam compra em
                                comum, tanto de produtos quanto de serviços, para seus cooperados
                                (supermercados, farmácias). Engloba, também, as cooperativas formadas
                                por pais para contratação de serviços educacionais e também aquelas
                                de consumo de serviços turísticos. A principal alteração deste ramo foi
                                a inclusão dos antigos Educacional e Turismo e Lazer.





                                CRÉDITO
                                O negócio, aqui, é promover a poupança e oferecer soluções financeiras
                                adequadas às necessidades de cada cooperado. Sempre a preço
                                justo e em condições vantajosas para os associados. Afinal, o foco do
                                cooperativismo de crédito são as pessoas, não o lucro.






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