Page 31 - LIVRO_JCI_70ANOS_duplas
P. 31

PRINCIPAIS PROGRAMAS



 ORATÓRIA NAS ESCOLAS  TOYP


 O Programa Nacional Oratória nas Escolas, da JCI Brasil,   O programa The JCI Ten Outstanding Young Persons of the
 tem sido uma ferramenta para o desenvolvimento das   World (JCI TOYP) surgiu de iniciativas semelhantes promo-
 habilidades de oratória no público jovem. Dividido em   vidas por Organizações Nacionais afiliadas à JCI. A ideia
 duas categorias, o programa abrange estudantes do 8º   original foi concebida por Durwood Howes, presidente da
 e 9º anos do ensino fundamental, e estudantes do 1º, 2º   Câmara Júnior de Comércio dos Estados Unidos durante
 e 3º anos do ensino médio.  1930-1931. Howes visualizou um meio de reconhecer indiví-
                  duos notáveis, publicando um anuário intitulado “America’s
 O concurso reúne representantes de diferentes regiões   Young Men”, que destacava o trabalho de doze líderes
 onde as Organizações Locais da JCI Brasil estão ativas. A   exemplares a cada ano.
 seleção dos jovens oradores começa em cada Organiza-
 ção Local, o que garante uma participação diversificada   No Brasil, os homenageados do TOYP JCI desempenham o
 e abrangente de todas as localidades.  papel de embaixadores, atraindo novos membros para a
                  organização e impulsionando o seu crescimento. O TOYP JCI
 O programa busca proporcionar espaço para o de-  Brasil abrange dez categorias de nomeação: 1- Realização
 senvolvimento das habilidades de comunicação dos   comercial, econômica e/ou empresarial; 2- Assuntos políticos,
 jovens e incentivar a expressão eloquente e a cons-  legais e/ou governamentais; 3- Liderança e/ou Realização
 trução de autoconfiança. Através da iniciativa, a   acadêmica; 4- Realização cultural; 5- Liderança moral e/ou
 JCI Brasil visa contribuir para a formação integral   ambiental; 6- Contribuição às crianças, à paz mundial e/ou
 dos estudantes e destacar a relevância da oratória   direitos humanos; 7- Liderança humanitária e/ou voluntária;
 como ferramenta valiosa para o sucesso acadêmico     8- Desenvolvimento científico e/ou tecnológico; 9- Aperfei-
 e profissional.  çoamento e/ou Realização pessoal e 10- Inovação médica.


 Além de desenvolver a habilidade de falar em público,   Ao celebrar a atuação dos líderes homenageados, o TOYP
 o programa incentiva e encoraja os participantes a re-  JCI Brasil busca inspirar e conectar a próxima geração de
 fletirem e analisarem criticamente os temas propostos.   líderes para promover o crescimento e a transformação
                  positiva em todas as esferas da sociedade.


                  TOYP Mundial brasileiros reconhecidos


                  Antony Garotinho - 2001 - Assuntos políticos, legais e go-
                  vernamentais - Barcelona.

                  Marcos Prado Troyjo - 2004 - Realização comercial, econô-
                  mica e/ou empresarial - Fukuoka (Japão).

                  Jean Pier Xavier de Liz - 2016 - Assuntos políticos, legais e
                  governamentais - Canadá.

                  Darco Viera Cristiano - 2017 - Liderança voluntária/huma-
                  nitária - Holanda.



 26                                                                                                             27
   26   27   28   29   30   31   32   33   34   35   36