Page 115 - A Herança Alemã de Santa Catarina
P. 115
A HerAnçA Alemã de SAntA CAtArinA
catarinense, elegendo-se para dois mandatos como prefeito de
Joinville, única cidade do Estado com mais de 500 mil habitantes.
O parque industrial da Döhler tem 200 mil m², onde se produzem
1.400 toneladas de tecidos por mês. E a empresa, que começou
com Carl, a esposa Ernestine e os filhos, hoje conta com 3 mil
colaboradores. Atualmente são fabricados mais de 9 mil produtos
de cama, mesa, banho, tecidos de decoração e para artesanato,
e uma série de itens para os segmentos hospitalar, calçadista e
hoteleiro. Além de distribuir seus produtos em todo o território
brasileiro, a Döhler exporta regularmente para mais de 40 países
e marca presença nas principais feiras e exposições distribuídas
pelo mundo.
A questão ambiental e a sustentabilidade sempre estiveram pre-
sentes na ideologia da empresa. Na década de 1980, a Döhler
construiu a sua estação de efluentes, e hoje 30% de toda a água Bisneto do fundador,
Udo Döhler também
consumida é reutilizada. Além disso, foi uma das primeiras em-
comanda a Prefeitura
presas do País a ter um aterro industrial próprio, além de manter de Joinville
uma reserva arborizada de 300 mil m². Investimentos em
equipamentos e
O Programa Döhler de Qualidade de Vida, dirigido aos fun- tecnologia para
estar entre as
cionários, desenvolve ações voltadas à prevenção de doenças, melhores do Brasil
incluindo ginástica laboral, palestras e visitas de especialistas
aos locais de trabalho. Outra iniciativa, o Momento Döhler,
voltado à comunidade, oferece uma série de oficinas gratuitas
de artesanato. Realizado em mais de 50 cidades em todo o Bra-
sil, o projeto já arrecadou dezenas de toneladas de alimentos,
destinados a inúmeras instituições. E, por meio do Programa
Menor Aprendiz, a Döhler prepara 40 jovens todos os anos para
o mercado de trabalho.
A aquisição de novos equipamentos e das tecnologias mais avan-
çadas também estão no centro das preocupações da Döhler,
que está constantemente investindo em inovação e processos
produtivos para garantir a evolução contínua de seus produtos. O
resultado aparece não só nas vendas crescentes, mas também em
certificações internacionais de qualidade. Além disso, a inovação
é matéria-prima para o desenvolvimento dos produtos. Uma
equipe de profissionais especializados está sempre em busca
das tendências mundiais em estilo e design, que são aplicadas
em toda a linha de produção.
111