Page 59 - FACISC: 50 ANOS DE UMA GRANDE HISTÓRIA
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posta foi rejeitada pelos deputados       aos seus associados – para isso, seria

                     estaduais, em sessão tumultuada na        preciso torná-las mais profissionais,
                     Assembleia Legislativa.                   capazes de desenvolver produtos

                                                               atraentes. Exemplos foram a criação
                     Foi o caminho para obter avanços em       do Sistema de Informações (Sinfor),

                     relação à proposta inicial do governo,    que fornece dados cadastrais instan-
                     especialmente no que dizia respeito       tâneas em todo o país, e a informatiza-

                     às renegociações de dívidas. Com a        ção do Serviço de Proteção ao Crédito
                     adoção de uma política de conces-         (SPC) no estado.

                     são de benefícios aos pagadores, em
                     vez de punição aos devedores, os          A atuação da Facisc não se limitava

                     números da inadimplência puderam          aos grandes grupos empresariais. Ao
                     ser reduzidos.                            contrário, havia uma crescente preo-

                                                               cupação com as micro e pequenas em-

                                                               presas – um exemplo foi a criação do
                           O VALOR DA TROCA                    Programa Empreender, parceria com
                            DE EXPERIÊNCIAS                    o Sebrae/SC que congregou negócios

                                                               com esse perfil em busca de soluções

                     Em todo esse processo, a Facisc con-      comuns. Seguindo uma fórmula inspi-
                     tinuava comprovando o quanto era          rada em iniciativas de fomento a pe-

                     importante para os associados  –  e       quenos negócios na Alemanha, um pi-
                     mesmo para os não associados, que         loto do Empreender foi realizado com

                     também se beneficiavam das conquis-       o segmento de mecânicas de automó-
                     tas. Uma das estratégias escolhidas       veis na região de Joinville.

                     pelo presidente Gelson Merísio, que
                     assumiu a presidência em 1995, foi        Já nessa primeira experiência os resul-

                     justamente reforçar a oferta de ser-      tados positivos chamaram a atenção.
                     viços pela entidade, com o objetivo       O núcleo inicial, formado por cinco

                     de torná-la cada vez mais conhecida       empresários, obteve facilidades ao
                     e financeiramente sustentável.            comprar peças com descontos e mon-

                                                               tou um consórcio para a aquisição de
                     Merísio começou a defender a ideia        equipamentos. Projetos semelhantes

                     de que as ACIs deveriam dar lucro         passaram a ser implantados em outras





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