Page 35 - FACISC: 50 ANOS DE UMA GRANDE HISTÓRIA
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que seriam recorrentes na trajetória obra para que Santa Catarina continuas-
da Facisc e demonstravam os objeti- se se desenvolvendo em ritmo acelera-
vos da organização, especialmente a do. Mesmo em pleno “milagre econô-
busca por soluções para os problemas mico”, o estado conseguia apresentar
que afetavam diretamente as classes um nível de crescimento da produção
produtoras de Santa Catarina. industrial superior ao do país como um
todo – 17,6% ao ano, em média, no pe-
Entre os assuntos da pauta estavam, ríodo entre 1970 e 1975.
por exemplo, as consequências de um
decreto que alterou a sistemática do
recolhimento do Imposto Sobre Circu- PRESENÇA NACIONAL
lação de Mercadorias (ICM) em relação a DE SANTA CATARINA
uma série de produtos, incluindo cimen-
to, trigo, bebidas e açúcar. Em conjun- O valor das exportações do estado foi
to com a Fiesc e a Fecomércio, a Facisc multiplicado por cinco no mesmo pe-
debateu a medida com o secretário da ríodo, evidência de que os produtos de
Fazenda, e as reivindicações culminaram Santa Catarina vinham obtendo cres-
com a prorrogação por 90 dias para a cente reconhecimento internacional. A
entrada em vigor do decreto, período diversificação contribuía decisivamente
em que seriam feitos novos estudos para esse crescimento. A participação
sobre os impactos. Também foram ela- das madeiras serradas, responsáveis
boradas proposições sobre questões li- por 62% das exportações catarinenses
gadas ao dia a dia das empresas, a exem- em 1970, caiu para 13,6% em 1975. Ou-
plo da restituição do Imposto de Renda, tros setores, especialmente o têxtil e o
o salário-maternidade e a proposta de de alimentos, ganharam destaque nas
instalação de um Tribunal Regional do vendas para o mercado externo.
Trabalho no estado.
Em 1975, quando a gestão de Ody
A conclusão da BR-282, ligando Floria- Varella chegou ao final e Osvaldo Moritz
nópolis a Lages, foi uma conquista com o sucedeu, o ritmo do crescimento
a participação direta da Facisc, que apre- econômico do país começava a ser re-
sentara ao Ministro dos Transportes um duzido – mesmo porque seria muito
pedido em que ressaltava a urgência da difícil mantê-lo em patamar tão alto.
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