Regulamento - Apresentação
Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a Rio 92, a conferência da ONU que inaugurou uma nova era ambiental. Em sua trajetória, a premiação contabiliza 2.643 projetos ambientais inscritos. Trata-se da maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade ininterrupta no Brasil.
Para inscrever o projeto ambiental de sua organização no 26º Prêmio Expressão de Ecologia, basta seguir as orientações deste regulamento.
Regulamento em PDF - Formulário de Inscrição em Word
O Prêmio pretende divulgar e disseminar os esforços de empresas e instituições no sentido de diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental.
O concurso está aberto a empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs e entidades de classe com sede ou atuação nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
As inscrições são gratuitas e ninguém está autorizado a cobrar qualquer valor em nome da Editora Expressão usando como pretexto o Prêmio Expressão de Ecologia. As organizações participantes podem inscrever diversos projetos nas 18 categorias do Prêmio. Não há limite para o número de projetos inscritos por organização. O mesmo participante pode inscrever, inclusive, mais de um projeto na mesma categoria. Entretanto, para cada projeto inscrito, o participante deverá preencher um Formulário de Inscrição independente.
O Formulário de Inscrição pode ser acessado aqui no formato Word (doc). Para facilitar sua participação, recomendamos o preenchimento antecipado do questionário no documento de Word e, posteriormente, o repasse das informações ao formulário da internet.
O formulário de inscrição na internet é composto por seções/páginas. Sempre que avançar a página do formulário online, suas respostas já ficarão armazenadas no banco de dados da premiação, o que possibilita o preenchimento das páginas em etapas. Caso o formulário online não seja preenchido até o final de uma única vez, o participante receberá instruções por e-mail para dar prosseguimento à sua inscrição.
Somente são obrigatórias as questões assinaladas com um asterisco.
As inscrições devem ser feitas obrigatoriamente pela internet até a data limite de meia-noite do dia 15/03/2018 . O formulário de inscrição do 26º Prêmio Expressão de Ecologia deve ser preenchido através do site:
http://www.expressao.com.br/ecologia/2018
Os projetos inscritos precisam ser classificados em uma das categorias abaixo. O júri poderá realocar o projeto inscrito para outra categoria se julgar necessário.
É obrigatório o envio de uma a cinco fotos do projeto ambiental participante.
As imagens devem ser enviadas através do formulário de inscrição na internet, que possui mecanismo para anexar os arquivos contendo as fotos do projeto, além das respectivas legendas e os créditos para fotógrafos, quando houver necessidade. Cada arquivo de foto deve ter no máximo 9 MB e a melhor resolução possível para publicação nas publicações ambientais da Expressão.
Os anexos não são obrigatórios. Fica a critério do participante complementar sua inscrição enviando anexos (documentos e materiais digitais, como PDFs, slides, vídeos, etc., gravados em CDs e DVDs; e documentos e materiais impressos, como jornais, revistas, fôlderes, relatórios ambientais ou de sustentabilidade ou qualquer material institucional sobre o projeto) pelo correio, para a sede da Editora Expressão, valendo a data de postagem máxima no dia 15/03/2019. O endereço para envio dos anexos é:
Editora Expressão
A/C Coordenação do Prêmio de Ecologia
Caixa postal 21725
CEP: 88058-970
Florianópolis (SC)
A Editora Expressão terá função de coordenação junto a júri previamente escolhido, levando-se em conta o conhecimento técnico, a projeção pessoal e a credibilidade de cada um dos participantes.
O júri é soberano e ao seu julgamento não caberá nenhum tipo de recurso.
Durante o processo de julgamento, o júri poderá solicitar informações complementares sobre cada projeto, assim como documentos comprobatórios.
O júri baseará seus critérios de julgamento na legislação vigente e nos seguintes parâmetros de avaliação, considerando a categoria em que a organização participante está competindo:
a) Sistema de gestão e auditoria ambiental institucionalizado.
b) Otimização do processo de produção quanto aos balanços de massa e energia, com mínimo de geração de efluentes líquidos e gasosos e de resíduos sólidos.
c) Utilização da melhor tecnologia disponível (privilegiando a criatividade e a inovação) para controle da poluição, seu monitoramento e destinação de resíduos.
d) Relação custo-benefício, inclusive ambiental, e cronograma físico-financeiro da implementação do projeto.
e) Harmonia da integração com as entidades de proteção ambiental, comunidades interna e externa e público consumidor.
f) Potencial de difusão. Ou seja: replicabilidade.
g) O júri levará em consideração os documentos gerados pelos processos de regulamentação da série ISO 14000, da Agenda 21, da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.
Os projetos vencedores serão premiados com o Troféu Onda Verde durante o Fórum de Gestão Sustentável 2019. Data e local da cerimônia serão divulgados posteriormente.
Os vencedores do 26º Prêmio Expressão de Ecologia serão divulgados no site da Expressão e na newsletter de sustentabilidade em abril de 2019.
Maiores informações poderão ser obtidas através da Editora Expressão:
E-mail: premio.ecologia@expressao.com.br
Telefone: (48) 3222-9000